O já consagrado artista, Alcymar Monteiro, se apresentou no palco principal do Parque do Povo na noite da última quinta-feira (16), e animou o público que curtiu atônito o bom, velho e tradicional forró “Gonzagueano”, como Alcymar gosta de chamar. O cantor que recentemente criticou o modo como o São João de Caruaru vem sendo tratado e declarou ter sido excluído da festividade pernambucana, falou ao Repórter Junino sobre o ocorrido e desabafou dizendo que tem medo que o São João perca suas origens e acabe tendo de São João apenas o nome.
Defensor ferrenho da preservação da cultura nordestina, principalmenteo São João, Alcymar tenta sempre se renovar sem abrir mão da sua identidade, “eu me acho um autêntico e sendo um autêntico eu não posso abrir mão da minha bandeira, da minha plataforma, porque se eu não preservar minha autenticidade, eu fui um lacaio que usou desse expediente pra chegar até aqui”, disse ele.
O cantor não se apresentou no São João de Campina Grande no ano passado e comentou como é voltar ao palco do maior São João do Mundo depois de um ano sem se apresentar no quartel general do forró, “a gente volta com os propósitos todos renovados, porque é um reencontro com pessoas que eu amo, eu quando canto olho muito no rosto das pessoas, vejo a alegria estampada, isso é o maior prêmio que o artista pode ter, e cada vez que eu subo aqui a empatia dobra e o sentimento é triplicado, o público é maravilhoso”, enfatizou.
O artista, que comemora 32 anos de carreira esse ano, tem um carinho todo especial por Campina Grande, foi aqui onde vivenciou um dos momentos mais marcantes de sua carreira, quando cantou juntamente com Luiz Gonzaga no palco do Maior São João do Mundo, uma lembrança que guarda com carinho.
Alcymar diz que carrega consigo a missão de manter viva a tradição cultural do forró, não somente nas festas juninas, mas em todo o Nordeste e durante os outros meses do ano, o artista que é consagrado por sua autenticidade e defesa da preservação da cultura nordestina, ainda tem muito o que ensinar para as próximas gerações. Amor e dedicação ao que se faz é o que resume Alcymar, que na noite de ontem fez uma brilhante apresentação no palco principal do parque do povo e mostrou que o autêntico forró não caiu em desuso e o mais importante: precisa ser preservado.