Já imaginou o quanto poderia ser prazeroso em andar de ônibus pelas principais ruas de Campina Grande? Pois esta é uma das novidades da versão 2016 d’O Maior São João do Mundo. O “Forró Bus” é um modelo diferente dos que fazem as rotas da cidade, totalmente adaptado para levar os passageiros por um city tour, com capacidade de até 44 pessoas sentadas, ele percorre os principais pontos turísticos da cidade animado por muito forró.
A viagem começa às margens do Açude Velho, em frente ao Museu de Arte Popular da Paraíba, mais conhecido como Museu dos Três Pandeiros. Seguindo o ritmo do xote tocado pelo grupo Cordel Encantado, o Forró Bus vai vagarosamente margeando o Açude, os olhares atentos dos passageiros acompanham o voo das garças pelo espelho d’água. Mais a frente a parada é nas estátuas de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, ainda nas margens do Açude Velho o passeio passa em frente o Monumento em homenagem aos Tropeiros da Borborema.
O repertório foi montado para servir de trilha sonora, enquanto o Forró Bus deixa o largo do Açude Velho, o grupo toca “Tropeiros da Borborema” do Rei do Baião: Assim caminhavam as tropas cansadas / E os bravos tropeiros buscando pousada / Nos ranchos e aguados dos tempos de outrora / Saindo mais cedo que a barra da aurora / Riqueza da terra que tanto se expande / E se hoje se chama de Campina Grande / Foi grande por eles que foram os primeiros / Ó tropas de burros, ó velhos tropeiros.
A historicidade da cidade é mostrada em seus prédios e contada de forma lúdica em verso de cordel com a encenação de atores, a rima foi escrita exclusivamente para os passeios pela artista Arli Arnô, pesquisadora e divulgadora da literatura de cordel com mais de 40 anos de bagagem, ela também é a líder da trupe Cordel Encanto, que tem três anos de atuação em Campina Grande e neste ano está animando os passeios do Forró Bus.
Entre olhares curiosos, acenos tímidos e sorrisos acolhedores o passeio segue pelas ruas da cidade, o som do forró atrai os ouvidos e o jeito diferente do ônibus chama atenção dos olhares que da calçada, do terraço de casa ou até das paradas de ônibus acompanham a passagem do Forró Bus. O Passeio passa pelas Estátuas dos Pioneiros, seguindo pela Avenida Canal até alcançar a Avenida Manuel Tavares, que é apresentada aos turistas como o “centro gastronômico da cidade”.
Passando pelo viaduto em direção ao Centro de Campina, a Avenida Floriano Peixoto nos leva pelos prédios em Art Déco, pelas Praças Clementino Procópio e da Bandeira, encerrando com a vista do Teatro Municipal. Além do forró e do cordel que narra nosso passeio, a Companhia também declama versos, poemas e “causos matutos”. E é entre risos e o som da sanfona que somos convidados a fazer uma parada na Vila do Artesão.
Na Vila acompanhamos um grupo que veio de Salvador/BA, o líder do grupo é Milton, ele é natural de Campina Grande e foi pequeno ainda pra Bahia, todos os anos ele vem e sempre traz amigos, neste ano ao saber da novidade quis conhecer o Forró Bus e aprovou. Fábio, um dos mais animados do grupo baiano, fez quase todo o trajeto dançando, aprovou o ônibus e também o São João. Saindo da Vila do Artesão o ônibus volta pelo Centro, passando pelo Parque do Povo, seguindo pela Avenida Floriano Peixoto, passando em frente a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, retornado pela Avenida Canal e já é noite quando vamos chegando ao nosso desembarque, em frente ao Museu dos Três Pandeiros.
No desembarque fomos recepcionados por William Gross, um dos organizadores do Forró Bus e da Locomotiva do Forró neste ano. “A ideia do trem surgiu quando ouvi que não ia ter trem, eu já tinha tido a experiência em Londres e resolvi que ia trazer um ônibus aberto e colocar um trio de forró dentro. A diferença do City Tur de Campina está no lúdico, que traz um calor para o passeio, transforma o passeio em uma celebração cultural, fazendo o turista ter uma imersão na cultura campinense”. E pelo que se viu no final do passeio, a imersão deu certo, um grupo que veio do Ceará saiu do Forró Bus entoando pela calçada: “saudade, meu remédio é cantar, laiá, laiá, laiá” e prometendo voltar nos próximos anos.
As saídas do Forró Bus estão previstas para todos os dias até o final do São João, com pelo menos duas viagens, umas pela manhã de 9h e outra pela tarde, às 16h, com embarque e desembarque em frente ao Museu dos Três Pandeiros.