O 3º Arraiá da Adoção, no Centro de Zoonoses, aconteceu neste domingo (19), o evento foi promovido em parceria com a ONG Clube Quatro Patas. Comidas típicas, bazar, sorteios, cãodrilha, venda de cordéis, lanches e muito forró, fizeram a animação dos visitantes. Em época de São João toda a cidade se envolve com a festa e para os animais não é diferente.
Este ano, a Cãodrilha que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Campina Grande, aconteceu no Centro de Zoonoses, diferentemente das duas últimas edições. Os voluntários estão animados para que os 400 animas disponíveis para adoção encontrem um lar. Kalina Lígia Araújo, organizadora da ONG e do evento, contou que há uma grande dificuldade dos animais mais velhos serem adotados, eles que representam 90% no total dos animais.“E se esse número for em relação aos gatos, a chance é bem menor devido ao preconceito ainda ser forte”, disse ela.
O Centro de Zoonoses enfrenta uma superlotação. Com capacidade de abrigar 90 animais, a unidade conta atualmente com cerca de 400 animais. A ideia do evento acontecer no próprio centro veio do desejo de promover uma manhã de lazer e dos animais interagirem com as pessoas. “Queremos atrair o olhar da comunidade para que vejam que são bichos saudáveis, dóceis, que querem e precisam de um lar”, comentou Kalina Lígia.
Arizete de Vasconcelos, 56 anos, prestigiou o evento e levou um dos filhotes para casa. Ela ressaltou o desejo de adotar um cachorrinho e da importância de movimentos como esse, que estimulam essa corrente do bem em prol dos animais. “É muito importante, porque tem muito cachorro de rua sendo maltratado, escorraçado, morrendo de fome. ”
Todo o dinheiro arrecadado no Arraiá será revertido em prol de cuidados para os animais, como shampoo, carrapaticidas, sarnicidas e alimentação. Entre as pessoas que participaram, Marcelo Arruda, 23 anos, falou da importância de promover eventos como esse: “Sempre fui apaixonado por animais e infelizmente hoje não tenho condições de adotar devido a quantidade que eu tenho em casa, mas a iniciativa do projeto é perfeita, tudo é muito bem estruturado, e tudo o que é arrecadado no evento é em prol dos animais”, declarou Marcelo.
Segundo os organizadores a expectativa de adoção é de 30 animais, entre gatos e cachorros. O CCZ fica localizado no bairro de Bodocongó, em Campina Grande e está aberto para adoções durante todo o ano.