Idealizador do Repórter Junino participa de Seminário Internacional sobre jornalismo online

Campina Grande, 29 de maio de 2010

 

A palestra de Fernando foi transmitida ao vivo para todo o mundo

Na tarde deste Sábado, 29, o professor e pesquisador, Fernando Firmino, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participou como conferencista do I Seminário Internacional de Jornalismo Online na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. O evento foi realizado pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas de Austin (EUA) e pelo Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Cultura de Rede do Programa de Pós-graduação da Cásper Líbero.

Com doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Contemporânea na Universidade Federal da Bahia (UFBA), o professor Fernando, também idealizador do projeto Repórter Junino, participou do painel “Desafios e oportunidades para o jornalismo nas emergentes plataformas digitais móveis”, onde abordou o tema “Jornalismo em mobilidade: tecnologias móveis como plataformas de produção”, estudo resultado de sua pesquisa e que será aplicado no trabalho jornalístico realizado no Repórter Junino.

Na ocasião, o professor explicou sobre o papel das tecnologias móveis digitais e conexões sem fio na produção jornalística, apresentando uma reconfiguração do jornalismo online através dos dispositivos móveis, e mostrando a função destes baseados em casos do jornalismo brasileiro.

Segundo Fernando Firmino, “Temos um conjunto de tecnologias móveis, de modo que a cada ano, surgem novos dispositivos que se adaptam para as especificidades do trabalho jornalístico, onde é gerada uma ampliação da mobilidade para o repórter, que passa a ter uma maior agilidade na disseminação da informação”.

O professor comentou ainda sobre o uso da convergência com a mobilidade utilizada por diversas empresas, “não é uma convergência somente tecnológica passa pelo empresarial, profissional e gera a aproximação dos usuários enviando conteúdo, que estão em desenvolvimento, originando uma reconfiguração da prática jornalística, onde ocorre a mudança do processo de apuração dos dados da noticia, que são feitos através de câmeras, netbooks, conexões sem fio, ou até mesmo, transmitidas ao vivo pelo celular”.

Além da apresentação do professor Fernando Firmino participaram também do painel, Paul Brannan, editor de plataformas emergentes da BBC News, Londres (Reino Unido); Cilene Guedes, coordenadora de mobilidade/plataformas digitais do jornal O Globo e Sandra Carvalho, diretora do Portal Exame do Grupo Abril.

Comentários