12° salão do artesanato foi aberto ontem

Campina Grande, 3 de junho de 2010

 

Foi aberto, ontem, dia 4, em Campina Grande, o 12º Salão de Artesanato Paraibano. A solenidade teve início às 18h, no mega espaço instalado no bairro do Catolé, próximo ao shopping Boulevard.

Este ano, o tema do salão será ‘Mãos de Chita’, em homenagem ao grupo de artesãs que formam a Cooperativa “As Cabritas”, da cidade de Boa Vista, no Cariri paraibano. Cerca de 470 artesãos estarão expondo diariamente no evento.

A comissão organizadora espera receber um público visitante de 70 mil pessoas durante os 23 dias de exposição. A previsão de vendas para este ano é de R$ 1 milhão.  O evento prossegue até o dia 27 de junho e funcionará das 15h00 às 22h00, diariamente com entrada gratuita.
Sob a coordenação da arquiteta Sandra Moura, as bolsas, jogos americanos, almofadas, carteiras e acessórios produzidos à partir da chita pelo grupo de artesãs homenageado, irá inspirar a decoração do Salão.

Para a comissão organizadora, a escolha da data de abertura foi estratégica, já que o período é de grande movimentação na cidade em função das festividades do São João, que também será aberto hoje.

“Escolhemos este período para participarmos em paralelo, com as festividades do São João. É a época de maior fluxo de turistas na cidade. Será um espaço para lazer e de demonstração do potencial paraibano no artesanato, que poderão vender seus produtos em grande escala”, disse a coordenadora de Feiras e Eventos do programa, Clarissa Barreto.

O salão será dividido em 14 ambientes, onde serão expostos para os visitantes, produtos feitos à partir de cerâmica, madeira, tecelagem, fibras, fios, brinquedos populares, couro, cordel, metal, pedras, artesanato indígena, habilidades manuais, como bordados e rendas e também terá amostras de pratos típicos da  gastronomia local.

Na ‘Praça da Alimentação’ do Salão, serão realizados shows com trios de forró de pé de serra, grupos folclóricos e quadrilhas juninas. 
Com o evento, mais de cinco mil artesãos do Programa de Artesanato Paraibano da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE) serão beneficiados. Eles estarão no salão representando associações, cooperativas, clubes e individuais.

Comentários