Conheça a história do Santo Casamenteiro

Campina Grande, 12 de junho de 2010

Conhecido popularmente no Brasil como santo casamenteiro, Santo Antônio é o preferido das mulheres solteiras. Em busca de marido, muitas delas buscam o Santo para fazer pedidos e promessas. As simpatias são sempre realizadas na madrugada do dia 12 para o dia 13, data dedicada ao milagreiro.

 

 

A devoção a esse missionário da ordem franciscana, que nasceu em Lisboa em 1195, e morreu em Pádua, em 1231, foi herança dos portugueses e italianos. Santo Antônio dedicou-se a servir os pobres e necessitados, porém ganhou fama dos devotos por ajudar a conseguir bons partidos para namoro e casamento.

 

No Brasil, uma das principais simpatias realizadas pelas moças é a retirada do menino Jesus dos braços do Santo. Para que o Menino seja entregue a Santo Antônio, ele deve atender ao pedido feito. A crença é tanta que inúmeras são as igrejas construídas em sua homenagem.

 

Na cidade de Esperança, a 26 quilômetros de Campina Grande, a capela de Santo Antônio, construída em 1963, realiza todos os anos no período junino as festividades do Santo. Segundo a coordenadora da igreja, a Irmã Luciana, as comemorações, que tiveram início no dia 11, seguem amanhã (13), com missas, quermesse e quadrilhas juninas.  “Por ano são realizados em média seis casamentos, alguns por simpatia ao Santo, muitos por devoção e outros por acharem o lugar muito tranqüilo”, explicou.

 

Conheça algumas das simpatias para conseguir um namorado

 

Para quem está solteira e deseja um compromisso, primeiramente precisa ser presenteada com a imagem do santo, pois para que a simpatia tenha efeito, a imagem não pode ser comprada pela pessoa que irá fazer o pedido. Do contrário não terá sorte na conquista do namorado.

 

Se você  deseja um amor deve fazer o seguinte: no dia dos namorados (12) compre um metro de fita azul de qualquer largura e escreva nela o nome completo da pessoa amada. À noite, conte sete estrelas no céu, sem apontar, e faça um pedido ao santo para que ele lhe ajude a conquistar o coração dessa pessoa. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem de Santo Antônio e deixe lá, até conseguir ter essa pessoa em seus braços.

 

Outra simpatia para encontrar pretendente é essa: Amarre uma fita vermelha e outra branca na imagem de santo Antônio e, enquanto dá os nós, faça o pedido. Reze um pai-nosso e pendure a imagem de cabeça para baixo, sob a cama. Só desvire quando a graça for alcançada.

 

Mas, se você  já tem um namorado e deseja saber se vai casar logo ou não, faça a seguinte simpatia. No dia doze, véspera de Santo Antônio compre um copo branco e, à meia noite, coloque água. Quebre um ovo gelado dentro do copo, com cuidado, para não arrebentar a gema. Deixe no sereno por toda a noite. No dia seguinte, antes do sol nascer, pegue o copo e observe. Se estiver coberto por uma névoa branca você se casará antes do dia de Santo Antônio do próximo ano.

 

Comentários