Grupo de Maracatu faz ensaio aberto no Parque do Povo

Campina Grande, 14 de junho de 2010

Além dos tradicionais sons e gêneros do período junino como forró, xaxado e baião, outros ritmos são comuns no Parque do Povo. Ontem, às 20 horas, na Vila Nova da Rainha, o grupo Maracagrande realizou uma apresentação pública atraindo o público.

O grupo, que busca uma democratização de estilos musicais no Parque do Povo, aproveitou o espaço público para promover seus trabalhos e entreter o público do evento. Dessa forma, divulgam também o Maracatu, ritmo musical característico de Pernambuco.

Conhecido também como Baque Virado, o ritmo é marcado por forte percussão, utilizando-se de tambores grandes. Também natural desse estado é Thiago Terta, de 24 anos, criador do Maracagrande.

Em atividade desde novembro do ano passado, a banda foi fundada em Campina Grande por ocasião de uma oficina musical desenvolvida por um amigo de Terta, que veio de Olinda. “Na verdade, a banda não foi formada, ela se formou por pessoas dessa oficina e outras que chegaram depois”, explica.

A banda, que nunca fez um show grande, mas realiza apresentações e ensaios no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), reivindica espaço para outros ritmos no Maior São João do Mundo.  “A prefeitura não abre espaço para outros estilos. Um grupo de Maracatu traz um maior resgate da cultura regionalista do que as bandas de forró do palco principal”, argumenta Terta.

Comentários