Festas juninas invadem o Cariri: começa o ciclo circuito junino em 13 cidades

Campina Grande, 23 de junho de 2010

A alegria do São João toma conta do Cariri paraibano e as cidades integrantes do “Circuito Junino – Cariri mostra Cariri”, oferecem opções turísticas para aqueles que as visitam. São as 13 cidades que irão mostrar aos visitantes o mais autêntico forró pé-de-serra, xôte, xaxado e baião.

As cidades de Boa Vista, São João do Cariri, Serra Branca, Sumé, Monteiro, Boqueirão, Cabaceiras, Taperoá, Camalaú, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê e Queimadas já se encontram preparadas, ornamentadas com bandeirolas e adereços juninos. Além do forró os visitantes poderão conhecer a beleza das quadrilhas juninas e grupos folclóricos da região, a saborosa culinária nordestina e o artesanato local.

O São João de Boqueirão, por exemplo, vai contar com uma pequena vila cenográfica, comidas típicas, exposição religiosa, literatura de cordel, artesanato e casamento matuto, enaltecendo a cultura nordestina. Este ano até as crianças terão um espaço reservado, o arraial infantil. Os festejos juninos movimentam a economia do Cariri proporcionando geração de emprego e renda para a população. Ainda em Boqueirão, a rede hoteleira comemora os índices de ocupação.

“Nós queremos promover o desenvolvimento turístico gerando emprego e renda. Esse circuito só é possível com o auxílio dos municípios, que já realizavam os eventos isoladamente e que já trabalham com uma gestão compartilhada há muitos anos”, disse Rosa Maria, gestora de turismo do Sebrae.

Já em Queimadas, será realizado o “Forró Milho” que promete ser um dos mais animados da Paraíba A festa vai explorar as tradições juninas, a exemplo das brincadeiras típicas, como o pau de sebo. Além disso, a culinária regional estará bem representada. São mais de  20 barracas a disposição dos visitantes, espalhadas pelo local do evento.

 

O circuito é uma ação do projeto de Turismo do Sebrae, que criou o Roteiro Cariri – um tributo a você – e possui ações estruturantes para trabalhar o turismo de forma integrada.

 

com informações do Sebrae – PB

Comentários