São Pedro: o Santo que foi discípulo de Jesus

Campina Grande, 29 de junho de 2010

Dia 29 de junho é o dia dedicado aos festejos de São Pedro.  Considerado pelos católicos como guardião das portas do céu, o protetor das viúvas e dos pescadores, o dia de São Pedra é comemorado na véspera, com fogueiras, fogos de artifício e comidas típicas.

Nascido na Galiléia, São Pedro era um pescador, casado. Irmão de Santo André, os dois foram chamados por Jesus Cristo para se tornarem “pescador de homens”. Seu nome original era Simão, porém Jesus deu-lhe o nome de Pedro, que significa pedra, rocha.

Conhecido como o Príncipe dos Apóstolos fez parte do círculo pessoal de Jesus entre os doze, participando dos milagres Cristo sobre a terra. Teve, também, seus momentos controversos, como quando usou a espada para defender Jesus e na passagem da tripla negação, e de consagração, pois foi a ele que Cristo apareceu pela primeira vez depois de ressuscitar.

São Pedro é tido como fundador da Igreja Cristã em Roma e reconhecido como o primeiro dos papas que conduziu a Igreja Católica.  Foi martirizado em Roma a mando do Imperador Nero. Teria pedido para ser crucificado de cabeça para baixo para não igualar-se a Jesus, e no local onde São Pedro foi sepultado ergueu-se a basílica do Vaticano.

Tradição Popular

Na cultura popular muitas vezes São Pedro é retratado como o guardião do céu, controlando as suas portas com as referidas chaves. Também quando chove se costuma brincar, rogando por Pedro para que a chuva continue ou pare.

As fogueiras, que também fazem parte da tradição das festas juninas, tem o fogo tido como símbolo de purificação desde a antiguidade. Segundo o conhecimento popular, aquele que tiver o nome de Pedro deve acender uma fogueira, que deve ser triangular, deve estar na porta de sua casa .Outra crendice é se alguém amarrar uma fita em uma pessoa de nome Pedro, este se vê na obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida à pessoa que o amarrou.

 

Conheça a oração e simpatia de São Pedro

Oração

“Oh, são Pedro, pedra viva da igreja fundada por Jesus Cristo, vós que fostes chamado pelo Senhor para ser pescador de homens e mulheres. Vós que dissestes: ‘Senhor, a quem iremos? Pois só Tu tens palavras de vida eterna’, vinde em meu auxílio com vossa intercessão junto a Deus,dando-me coragem para seguir vosso exemplo de amor fiel a Cristo e anunciar a boa nova na família, na comunidade, no trabalho e em toda parte. Oh, São Pedro, vós que fizestes a mais bela declaração de amor: ‘Senhor, Tu sabes que eu Te amo’, ensinai-me, hoje, o caminho da justiça para que eu tenha saúde e paz e alcance a graça que Vos peço. (Faça agora seu pedido.) Amém.”

Simpatia

Para conhecer seu par no dia de são Pedro, guarde um pouco de cada alimento do almoço e do jantar. Antes de dormir, faça um prato com a comida e deixe-o sobre a mesa, com os talheres, em uma toalha branca. À noite, aquele que será sua cara-metade aparecerá em seus sonhos.

Comentários