Caricatura é mais uma das diversas manifestações artísticas encontradas no PP

Campina Grande, 3 de julho de 2010

 

O “Parque do Povo”, lugar onde acontece “O Maior São João do Mundo”, em Campina Grande, é um espaço onde podem ser encontradas as mais diversas formas de manifestações artísticas e culturais, desde as mais tradicionais, como o artesanato local, a própria música regional. Em meio a tantas opções, também encontramos espaço para os artistas plásticos, como o caricaturista Luciano Pedro da Silva.

O pernambucano, que atua nas principais ruas do “Parque do Povo”, começou a desenhar quando criança: “Eu desenhava nas feiras de ciências do colégio. A primeira mostra de destaque em que participei foi noRecife, há 13 anos, e depois peguei gosto por isso, tanto que se tornou a minha profissão”. Luciano consegue prender a atenção de todos os que transitam no “Quartel General do Forró. Para imortalizar os traços marcantes de uma pessoa no papel ele leva, em média, dois minutos.

Dona Francinete Brandão, encomendou a caricatura da neta. “valeu a pena, ele é muito criativo, é uma recordação que vai ficar para sempre”, afirmou. A neta Mariana de Barros, que mora em Arco Verde – PE, adorou o presente: “achei o maior barato, ficou parecido desenho animado”. Já a enfermeira guarabirense Lidiane Ferreira, achou o trabalho interessante, o considerando uma forma engraçada de se enxergar: “por acaso eu vi e resolvi fazer. Estava no lugar certo e na hora certa, vou guardar esta marcante lembrança”, disse.

A lembrança custa R$5,00. O artista trabalha no “Parque do Povo” das 19:00h às 02:00h da manhã, em dias alternados.

A caricatura: segundo o dicionário da língua portuguesa, trata-se da representação grotesca de uma pessoa ou acontecimento. Através desta arte é possível enfatizar e exagerar as características de alguém de maneira humorística. Muito presente em sites, jornais e revistas, nos dias atuais, começou a ser usado como sátira social a partir do século XVIII.

 

Comentários