Apresentações Folclóricas marcam abertura

Campina Grande, 4 de junho de 2011

Após alguns anos sem se apresentações de destaque no São João, neste ano, a abertura dos festejos contou com a apresentação de seis grupos que representaram a expressão cultural popular através de coreografias de tradições nordestinas, como o xaxado, pastoril, xote e bumba meu boi.

Conversamos com um dos coordenadores da apresentação dos grupos culturais, Mauro Araújo, que trabalha na Secretaria de Cultura de Campina Grande.

RJ: Mauro, como você se sente vendo um trabalho que foi planejado há algum tempo e sabendo que a imprensa nacional está mostrando seu esforço para o Brasil e o Mundo?

Mauro: É uma felicidade imensa, porque há vários anos as companhias folclóricas da nossa cidade não faziam parte dessa abertura e nós estamos voltando com um grande espetáculo, com mais de 85 dançarinos no palco, algo que é inédito no São João de Campina Grande.

RJ: Você já fez a abertura de shows no Maior São João do Mundo com outros artistas?

Mauro: Eu já fiz por quinze anos a abertura com Capilé, só com o grupo Acauã da Serra, fiz oito anos com Elba Ramalho, com a Companhia Livre, mas agora é um momento chave, estaremos unindo os seis grupos no palco como se fossem um só grupo, um espetáculo único, mas a partir do dia 4 começam as apresentações individuais, só que vai ser lindo a confraternização da cultura, grupos como o Tropeiros da Borborema que estava afastado e está voltando, tudo isso é muito especial .

RJ: Você acredita que essa visibilidade dos grupos que estavam afastados da abertura, também aproxima a cultura popular das pessoas que vêm assistir a abertura dos festejos?

Mauro: Com certeza, é uma forma de aflorar a expressão popular da cultura nas pessoas, a multiculturalidade, as danças que serão apresentadas, será algo maravilhoso e eu garanto que vocês verão pessoas de todas as idades dançando ao verem nossa apresentação.

Edição: Walter Miro

Comentários