São João nos bairros movimenta comércio

Campina Grande, 4 de junho de 2011

A iniciativa tomada por alguns bairros na forma de comemorar os festejos juninos tem causado uma descentralização da festa no Parque do Povo na cidade de Campina Grande. Um exemplo é o bairro do Rocha Cavalcante, onde todos os anos,
os moradores, o  transformam em um grande arraial graças a uma iniciativa tomada pela Paróquia Sagrada Família, que,
motivada pela necessidade de adquirir recursos para manutenção do templo, criou uma grande festa como uma forma divertida de angariar fundos.

O evento idealizado pelo Padre Francisco Evaristo, já acontece há quatro anos e tem como principal objetivo chamar a atenção dos jovens e entreter a comunidade em geral. “É uma forma de se comemorar o São João de um jeito saudável e sem a violência do Parque do Povo”, afirma Lucia de Fátima Sales Barbosa, uma das coordenadoras do evento

“Os festejos só são possíveis graças às doações que recebemos” revela Marcílio Gomes, também coordenador. Os cinco dias de arraial trazem diversas atrações como os trios de forró pé de serra, bandas de pífano e apresentações de quadrilhas. O comércio do bairro ganha uma movimentação extra no local com a venda de comidas típicas, bebidas e lanches. “Gosto da iniciativa porque ganho um dinheirinho extra nesse período” afirma Solange dos Santos, comerciante do bairro.

O evento tem crescido e passou a ter o reconhecimento das comunidades vizinhas que vêm prestigiar o projeto de um São João mais próximo do que o do Centro. A coordenação revela que o local já registrou mais de 3.000 expectadores.  “Não sinto a necessidade de sair do meu bairro para curtir o São João, porque aqui eu tenho tudo que preciso”, revela Gilber Oliveira, morador do bairro.

A inovação do ano passado foi a criação de uma missa em ritmo junino que se destaca da forma tradicional. A idéia foi bem recebida pelos fiéis e pela comunidade em geral. Para esse ano, as expectativas dos coordenadores são as melhores possíveis já que os festejos acontecerão entre os dias 15 e 19 de junho, com mais uma novidade, desta vez, será sorteado um caminhão de prêmios.  O Arraial é montado em frente à Igreja na Rua Otávio Batista Cabral, no bairro Rocha Cavalcante, para mais informações, procure a Secretaria Paroquial através do telefone (83) 3339-7330.

Edição: Walter Miro e Lidiane Neves

Comentários