Cabaceiras: A cidade onde Bode é Rei

Campina Grande, 5 de junho de 2011

A festa está na sua décima terceira edição e, durante três dias, turistas, produtores da caprinovinocultura, empresários, e o público em geral, tem a oportunidade de expor seus produtos e fazer negócio. Com um stand montado, a Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural- presta orientação sobre as práticas para a criação de caprinos e ovinos. Na Expofeira serão apresentadas também, mostras de produtos e palestras sobre práticas que ajudarão no fortalecimento da cadeia produtiva da caprinovinocultura no cariri paraibano.

A programação também inclui atividades culturais, cursos, feiras de animais, artesanato e apresentação de grupos folclóricos. Tudo isso sem perder de vista o lazer com muito forró pé-de-serra e shows de bandas regionais como: Jairo Madruga, Magnificos e Capilé.

A gastronomia tem grande destaque durante a festa, onde vinte barracas padronizadas comercializam  pratos à base de carne de bode – bodioca (tapioca recheada com carne de bode), pizza de bode, lingüiça de bode, buchada de bode e o bode na telha.

Para receber os turistas a cidade montou uma estrutura com uma arena para competições, 60 currais, 40 banheiros químicos e 40 homens para garantir a segurança da festa, contando com o apoio das polícias civil e militar.

Além das tradicionais competições como Fórmula 1 do Bode e o Concurso de cabras leiteiras a festa está cheia de novidades. Uma delas é a cerimônia do casamento real entre o Bode Rei e a plebeia Cabrinha Leite. A cerimônia será regada à um banquete “bodístico” e uma noite dançante ao som do mais fino forro pé-de-serra. O evento acontece até o dia 05 de junho.

Edição: Lidiane Neves

Comentários