Hospital faz campanha contra queimaduras

Campina Grande, 5 de junho de 2011

Com a chegada do período junino, a coordenação da Unidade de Assistência aos Queimados do Hospital Regional de Emergência e Trauma, Dom Luiz Gonzaga Fernandes, realiza todos os anos uma campanha para a prevenção dos casos de queimaduras.

A campanha já está na 8° edição e será lançada no dia 06 de Junho, Dia Nacional da Luta contra a Queimadura, na Escola Estadual Murilo Braga, localizada no Bairro da Liberdade.

O tema da Campanha é “Quem brinca com fogo termina queimado”, e é coordenada pela médica, Isis Lacerda, e pela enfermeira, Mariana de Melo, a campanha tem como objetivo alertar as pessoas para o perigo de manusear fogos de artifício de forma inadequada.

Estatisticamente, os casos de queimaduras crescem em mais de 50% nessa época do ano em decorrência dos festejos juninos. Segundo a médica Isis Lacerda, a maioria das queimaduras são causadas por fogos de artifício, fogueiras juninas e os chamados acidentes domésticos, ocorridos principalmente na cozinha durante o preparo das comidas típicas. “Além dos fogos e das fogueiras, muitas pessoas se queimam na cozinha mesmo, preparando as comidas tradicionais” afirma a médica.

O Hospital Regional é o único em todo o compartimento da Borborema que possui uma Unidade de Queimados com atendimento ambulatorial e hospitalar. A unidade funciona com 24 leitos e uma equipe formada por cirurgiões plásticos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiros.

Para prevenção de casos de queimaduras com crianças, os profissionais da Ala de Queimados também estarão presentes nas escolas públicas e particulares orientando os alunos para o risco de queimaduras, através de materiais educativos.

Edição: Mayara Medeiros

 

 

Comentários