Hemocentro faz campanha de doação de sangue

Campina Grande, 9 de junho de 2011

O Hemocentro da Paraíba está este mês com a campanha, “Acenda a fogueira do seu coração”. O programa tem como objetivo abastecer e aumentar os estoques de sangue em todo o estado.

No período junino, o número de incidentes e fluxo de pessoas aumenta e consequentemente os incidentes são maiores devido aos festejos realizados em toda a Paraíba, e justamente nessa época que o banco de sangue sofre quedas consideráveis. A finalidade é coletar entre 2, 000 a 2, 500 litros de sangue e superar a marca atual de 1, 500 litros por mês.

“Outra de nossas metas é abastecer os 15 hospitais da cidade de Campina Grande, e aumentar o número de jovens doadores.” afirma Marilana Abraão coordenadora da campanha. Nesta quarta-feira (8) e (21) haverá uma unidade móvel na praça da bandeira em Campina Grande no Dia (15) no Campus da Universidade Estadual da Paraíba em Sumé.

Esse ano a novidade é a parceria com o fã clube da banda Chiclete com Banana que durante o Bloco Namoradrilha neste sábado (11), usará o slogan “Chicleteiro Tem Sangue Bom”. O fã clube estará uniformizado e na sexta-feira (10) terão o objetivo de encaminhar 50 doadores para o Hemocentro de Campina Grande.

Responsável por atender 40 hospitais paraibanos, o Hemocentro cobre 100% dos leitos do Sistema único de Saúde (SUS). A rede é composta por dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Monteiro, Patos, Princesa Isabel, Cajazeiras, Piancó, Itaporanga, Catolé do Rocha, Itaporanga e campina Grande.

Para doar, é preciso ter entre 18 e 65 anos, ter acima de 50 Kg, e que não esteja tomando remédios controlados, não ter ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e esteja com boa saúde. A campanha segue até o dia 3 de julho e o doador deve procurar o hemocentro ou uma unidade móvel e apresentar um documento original com foto (RG, Habilitação, Reservista ou Carteira Profissional), mais informações pelo fone: (83) 33107130 ou pelo E-mail hemocentrodaparaiba@yahoo.com.br.

Editado por Bruna Más

Comentários