Oficina do Folkcom tem presença ilustre

Campina Grande, 9 de junho de 2011

Durante a oficina Projeto Cultura Popular, que aconteceu na tarde de hoje (9) durante o 8º Seminário “Os Festejos Juninos no contexto da Folkcomunicação”, contou com a presença ilustre do poeta popular Manoel Monteiro, que encantou a todos com uma “mini-palestra improvisada”, segundo o próprio.

Em parceria com a organização do evento, a oficina que foi promovida pela escola IPEN Casinha de Brinquedo de Campina Grande ministrada por Flávia Mendes, abordou dentre outros temas, um trabalho anual feito por alunos da escola, que durante um mês fizeram um grande trabalho de pesquisa sobre a vida do cantor e compositor Flávio José, natural de Monteiro-PB.

Flávia disse na oficina que alunos entre 7 e 14 anos fizeram um verdadeiro levantamento, para que divididos em grandes grupos, apresentassem respectivamente: Paródia (a música escolhida foi “Me diz, amor” do pernambucano Accioly Neto), caricaturas do cantor, ilustração baseadas nas  músicas interpretadas pelo cantor (texto não-verbal), além de canto e um cordel ilustrando toda a vida de Flávio José, desde a infância em sua cidade natal, os primeiros trabalhos, a música, família, até o sucesso nos dias atuais.

De acordo com a direção da escola, a apresentação deixou o cantor visivelmente emocionado, pois a conclusão de todos os trabalhos, culminou com a visita de Flávio à escola.

Manoel Monteiro

O poeta popular, natural de Bezerros-PE e radicado em Campina Grande, esteve presente no Teatro Rosil Cavalcanti, desde as primeiras horas da tarde, onde conversou com várias pessoas.

Monteiro disse que a inspiração para a construção de um cordel não é simples, existe um intenso trabalho de pesquisa para que os temas sejam abordados de forma fiel. “Recentemente, fiz um folheto sobre a transposição das águas do Rio São Francisco, eu era contra, porém, depois de analizar todo o projeto, confio na obra, sei que podem ocorrer falhas, mas o projeto está muito bem organizado e foi isso que me inspirou a escrever.”

O poeta ainda informou que estará presente no Recanto da Poesia a partir de amanhã (10), para poder retribuir de alguma forma a homenagem que recebeu no Maior São João do Mundo 2011. Além de Manoel Monteiro, Genival Lacerda também está sendo homenageado nos festejos juninos de Campina Grande.

Edição: Bruna Más

Comentários