Edney Silvestre da Globo encerra Folkcom hoje

Campina Grande, 10 de junho de 2011

O jornalista da Rede Globo de Televisão Edney Silvestre fará, hoje à noite (10), a conferência de encerramento do 8º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular. A palestra acontecerá às 18h, no Teatro Rosil Cavalcanti, no complexo do Parque do Povo, em Campina Grande, e será aberta a professores e estudantes universitários, profissionais de comunicação, entidades culturais, artistas e comunidade em geral. “Termos a presença do Edney Silvestre é da maior importância, considerando a qualidade do trabalho e a contribuição que ele tem dado a nós jornalistas e brasileiros para compreender a complexidade desse imenso território e, em particular, a riqueza de nossa cultura”, afirma a diretora de jornalismo da Globo Nordeste Jô Mazzorolo que fará a apresentação do conferencista.

Antes da conferência de Silvestre será promovida, às 16h, a mesa redonda “Folkcomunicação, Economia da Cultura e Desenvolvimento Local”. O coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Regional da UEPB Cidoval Morais de Sousa mediará o debate que contará com a participação do presidente da Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação Marcelo Pires de Oliveira e das professoras e pesquisadoras Irenilda de Souza Lima, Decilene Mendes da Silva e Eliana de Queiroz Ramos. Um dos objetivos da mesa é consolidar a proposta de implantação de uma linha de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e de novas redes de cooperação acadêmica e científica, envolvendo a UEPB e a Rede Folkcom.

Às 19h, depois da palestra de Edney Silvestre, ocorrerá a solenidade de encerramento do seminário. Além da realização de um forró pé de serra, será oferecido aos convidados e participantes um café regional, com variadas comidas e bebidas típicas do período junino. “Nossa intenção é fazer, no encerramento do evento, uma grande confraternização, reunindo não apenas a comunidade acadêmica, como também todas as entidades, grupos e agentes culturais envolvidos com os festejos juninos e o Maior São João do Mundo”, diz o coordenador do seminário Luiz Custódio da Silva. Culminando com uma apoteose, haverá um show de quadrilhas, promovido pela Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq) e Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande (Asquaju-CG).

De olho no São João – Além de participar do seminário, Edney Silvestre conhecerá o Maior São João do Mundo. “Quando falamos na importância do evento e de sua realização em pleno festejo junino, durante workshop que o Edney ministrou na Globo Nordeste, prontamente ele fez questão de participar e de aproveitar a oportunidade para ver de perto o que sempre ouviu falar como uma das maiores festas populares deste país”, afirma o editor de jornalismo da TV Paraíba Carlos Siqueira.

A vinda de Silvestre resulta de convite da afiliada da Rede Globo e do patrocínio da Globo Nordeste, parceiros do seminário desde o início. Em 2009, a sexta edição do evento prestou homenagem ao Forró Fest, em reconhecimento à contribuição do festival para a valorização da cultura e da produção artística e musical regional. No ano passado, o programa Globo Universidade foi destaque durante o XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom/NE 2010), promovido em Campina Grande pela UEPB, juntamente com a sétima edição do seminário.

A carreira de Edney Silvestre no jornalismo começou nas revistas Manchete e O Cruzeiro, passando pelo jornal O Globo e TV Globo, onde se encontra desde o início dos anos 1990. Nesse período se tornou um dos mais importantes correspondentes internacionais do país, destacando-se pela série de reportagens que produziu sobre o atentado de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos e as matérias publicadas acerca de Cuba e do Oriente Médio, transformadas no livro de crônicas e memórias “Outros tempos”.

Voltando ao Brasil, Silvestre deu ênfase a um trabalho jornalístico que tem dedicado ao exercício da cidadania. Há um ano, com os jornalistas Marcelo Canellas e Neide Duarte, criou e apresentou o programa Brasileiros da Rede Globo que viajou pelo país, mostrando o exemplo de pessoas que contribuíram para mudar a vida de várias comunidades. No último dia 1º de junho, o programa foi o vencedor do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo de 2010. “Se eu fechar os olhos agora”, livro de estréia de Silvestre que é também apresentador do programa “Espaço Aberto Literatura” da Globo News, recebeu duas premiações importantes no ano passado – o Prêmio São Paulo de Literatura na categoria autor estreante e o Prêmio Jabuti de melhor romance.

Comentários