Joseph Straubhaar profere Conferência no Folkcom

Campina Grande, 10 de junho de 2011

O Conferencista Internacional, Joseph D. Straubhaar fez a Conferência de Abertura do 8º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular (Folkcom). Straubhaar é professor da Universidade do Texas (Campus de Austin) nos Estados Unidos, brasilianista e autor do livro: World television: from global to local.

Em sua apresentação: São João, forró, cultural industry, and regional identity in Brasil (São João, forró, indústria cultural e identidade regional no Brasil) ele explanou sobre os elementos de identidade da sociedade brasileira, como as novelas, além das festas tradicionais, como o São João. Ele lembrou também da importância da herança das matrizes raciais e dos elementos regionais que compõem o povo brasileiro. Segundo o professor, os grandes espaços de criação brasileiros são o sertão e a cultura afro do litoral.

Em entrevista posterior ao evento ele achou muito importante o seminário de Folkcomunicação realizado pelo DECOM-UEPB. Ele defende que a cultura não deva ficar estática, mas sempre permaneça se hibridizando. Ele ainda afirma que a Indústria Cultural é uma faca de dois gumes, pois tanto pode burlar a cultura popular quanto fortalecê-la, dando base econômica para os artistas sobreviverem. Um exemplo disso, são as festas juninas que como parte da economia da cultura, reafirmam a identidade local e gera renda para a população.

Straubhaar, que visita pela primeira vez Campina Grande, afirma que além do ganho na  economia local, a cultura popular atravessa barreiras internacionais através da internet. Ele afirma que brasilianistas próximos a ele conhecem bastante a produção musical nordestina através da rede.  “Na cidade de Austin, onde moro, a música nordestina é bastante conhecida. É menos do que a música mexicana pela quantidade de mexicanos, porém é mais executada do que o samba”, diz o professor. E se diverte ao afirmar que o calendário fica invertido em relação ao Brasil, pois há muitas apresentações de forró durante o carnaval de lá.

Amanhã, dia 10, a programação do Seminário continua com a realização de três mesas redondas envolvendo as áreas de Comunicação, Turismo, Economia e Cultura Popular. Às 18 horas, haverá a Conferência de Encerramento com o jornalista Edney Silvestre.

 

 

Comentários