Culinária e apresentações culturais no 14° Salão

Campina Grande, 11 de junho de 2011

Além de artesanato, o 14° Salão de Artesanato da Paraíba proporciona aos turistas e campinenses uma programação recheada com gastronomia e apresentações culturais.

Na culinária é possível saborear comidas tipicas da época junina como: canjica, pamonha, cocada, pé de moleque, bolos e os mais diversos tipos de alimentos que retratam o sabor da nossa terra.  A aposentada Edite Nunes comercializa comidas típicas como pamonha e canjica há 20 anos, e já participou do Salão por 6 edições. Edite declarou que chega a faturar no final do mês, até 2 mil reais a mais que em outros períodos do ano.  “Não sei esse ano como vai ser, já que a programação diminuiu os dias, mas para mim é um prazer participar e mostrar um pouco da culinária local, principalmente aos turistas”, questiona.

Já as apresentações culturais abrilhantam ainda mais o cenário onde se respira cultura e arte paraibanas. A Companhia Folclórica de Dança Mandacaru, da cidade de Gurjão, cariri paraibano, apresentou a um grupo de turistas de Santa Catarina, os passos do xaxado de Marinês e Luiz Gonzaga.

“É o primeiro ano que fomos convidados a participar da programção do Salão, a coordenação está de parabéns pela organização e também por proporcionar aos turistas esse contato maior com a cultura do nosso estado” afirma Maxuel Henrique coordenador da C&a de Dança Mandacaru.

Os visitantes do estado de Santa Catarina ficaram encantados com a beleza e a diversidade do artesanato, da dança e da culinária paraibana. “É importante conhecer a cultura de outros cantos do país, e a Paraíba é rica em cultura, o povo paraibano tem um potencial que merece ser reconhecido” ressalta Ana Cláudia Costa integrante do grupo de turistas.

Editado por Lidiane Neves

Comentários