“É o livro mais barato do mundo!”

Campina Grande, 14 de junho de 2011

O Recanto da Poesia está recebendo todas as noites, desde que passou a funcionar, no último dia 10, centenas de visitantes, que têm a oportunidade de ver repentistas ao vivo entoado versos de viola. No mesmo local está o Recanto dos Santos, promovido e organizado pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Campina Grande.

Outra atração do lugar é a oportunidade de estar na presença de um dos homenageados do Maior São João do Mundo 2011, o poeta pernambucano, natural da cidade de Bezerros, Manoel Monteiro, que recentemente recebeu o título de cidadão campinense. Monteiro disse que estará todas as noites que for possível e que está feliz com a quantidade de gente transitando nas barracas temáticas.

Os cordéis vendidos no Espaço Manoel Monteiro custam apenas R$ 1,00. Estão disponíveis mais de 300 títulos, entre clássicos, como “O Romance do Pavão Misterioso”, de José Camelo de Melo Rezende, “Grinaura e Sebastião”, de José Pacheco, e títulos populares, como “As perguntas do Rei e as respostas de Camões”, de Severino Gonçalves de Oliveira, “Comadre Florzinha”, de Vanderley de Brito, entre outros, inclusive obras de Manoel Monteiro.

Sobre suas obras, o poeta é enfático: “As minhas não são clássicos, eu tenho mais de 150 títulos publicados, mas ainda não fiz minha obra prima, talvez a ‘Cartilha do Diabético’ seja uma das mais relevantes, ainda assim não é um clássico”, afirma Manoel.

Monteiro ainda nos falou da importância do cordel para a alfabetização dos jovens. “Este é o livro mais barato do Mundo! Onde você imagina de poder comprar uma obra literária por um real? O Folheto, que de uns tempos pra cá passou a ser chamado de Cordel, é capaz de alfabetizar, ele feito com esse objetivo é assimilado pelas crianças, pelos jovens, é um livro que abrange todas as classes sociais.”

O Recanto da Poesia estará funcionando até o final do São João e aguarda por sua visita.

Edição: Lidiane Neves

Comentários