Vila do Artesão: Forró e artesanato atraem turistas

Campina Grande, 27 de junho de 2011

A Vila do Artesão, criada pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, junto com a Agência Municipal de Desenvolvimento (AMDE) e inaugurada em dezembro de 2010, é um espaço voltado para fabricação e comercialização dos produtos feitos por artesões campinenses durante todo o ano. Para este mês de junho, a programação normal da Vila foi acrescida de atrações culturais como forma de aumentar o comércio local, atrair turistas e também promover a divulgação da cultura nordestina.

Desde o início do Maior São João do Mundo, todos os fins de semana da Vila do Artesão, foram preenchidos com apresentações de quadrilhas e trios de forró. De acordo com a coordenadora, Ivanilda Ventura, “com estas atrações, o público além de conhecer e adquirir a arte da nossa terra também tem a oportunidade de contemplar a nossa cultura”.

São mais de 60 barracas onde os visitantes podem adquirir desde trabalhos com cerâmica e madeira até confecções em couro, MDF, algodão colorido e até prata. “Alguns artesãos fazem o seu trabalho ao vivo para o público, que acompanha o passo-a-passo da criação do seu objeto, podendo ser personalizado”, completa Ivanilda.

A semana do São João, também foi muito movimentada no local. Os trios e as quadrilhas se apresentaram desde a terça-feira (21) o que atraiu muita gente. “Eu ainda não conhecia o espaço e achei muito interessante a proposta do lugar”, comenta o visitante César da Nóbrega. Minneli Moura, de João Pessoa, que também está conhecendo o local pela primeira vez, fala sobre as artes expostas. “O que mais me chamou atenção até agora foram os desenhos feitos a partir de fotografias”, diz.

Segundo a coordenação, o público superou as expectativas contando inclusive com visitas de escolas da cidade e de outros municípios. “Durante o período junino tivemos a visita de uma média de 2 ônibus de turistas por dia que vieram conhecer a vila”, explica a coordenadora.

Para o ano que vem, os coordenadores pretendem inovar, colocando quadrilhas e apresentações de trios durante todos os 30 dias do Maior São João do Mundo. A Vila do Artesão está localizada na Rua Aristides Lobo, próximo à São Braz, no bairro do São José e, funciona de terça à domingo, das 10h às 19h. Excepcionalmente durante este mês, o horário foi estendido das 10h às 21h. As apresentações culturais, se estenderão até o próximo dia 02, sempre nos finais de semana e feriados, referentes ao mês junino.

Edição: Lidiane Neves

Comentários