Banda da Capital investe em forró diferenciado

Campina Grande, 2 de julho de 2011

Uma banda de forró da cidade de João Pessoa tem chamando atenção pela irreverência e criatividade na hora de tocar suas músicas. ‘Os Gonzagas’, que foi criada em abril de 2000 e teve sua primeira apresentação na cidade de Alhandra no mesmo ano, é composta por cinco jovens entre 22 e 28 anos.

O destaque das músicas deste grupo, que tem o nome em homenagem a Luiz Gonzaga e também ao sobrenome de três irmãos que fazem parte da banda, está na mistura de rítmos populares juntos ao forró de raiz. “A banda une o que há de mais expressivo do forró pé-de-serra com o melhor da música popular, valorizando a cultura do maracatu, do coco, da ciranda e de outros estilos”, explica Luiz Gonzaga, de 28 anos, que toca guitarra e violão além de cantar na banda.

A proposta que ‘Os Gonzagas’ tentam fazer surge da necessidade de divulgação do forró tradicional para um público que ainda não conhece o estilo, e para isso utilizam-se de um repertório com canções diferenciadas e inusitadas, como tocar temas de jogos de videogames no estilo pé-de-serra. “Além disso, misturamos ritmos de reggae com xote, transformamos algumas músicas de forró em rock e tocamos outras como ‘Jumento Celestino’, dos Mamonas Assassinas e ‘Jack Soul Brasileiro’, de Lenine, que são canções que homenageam o nordeste”. Completa Gonzaga.

Para o público, esta forma de tocar forró chama atenção e diverte. O estudante João Anderson, de 24 anos, cita que “As músicas que eles tocam é um meio de ligar o público jovem à nossa tradição, servindo como uma difusão cultural”, afirma. De acordo com Yuri Gonzaga, de 24 anos, que é vocalista e sanfoneiro da banda, “Sem dúvida, a expressão geral é de surpresa, como se não acreditassem realmente naquilo que estão escutando. Quem conhece, acha o máximo”, comentou.

A banda, que tem como influência grandes artistas como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Lenine, Zé Ramalho, Alceu Valença, Nação Zumbi, Zeca Baleiro entre outros nomes importantes na música brasileira, é um exemplo atual de que a cultura de raiz permanece viva, atemporal e presente na vida dos jovens. Quem deseja conhecer o trabalho dos jovens músicos, pode entrar em contato através do Twitter da banda (@OsGonzagas) ou através do Facebook.

Editado por Elisvan Borges

Comentários