Sítio São João um resgate da cultura popular

Campina Grande, 29 de maio de 2012


O Sítio São João abriu suas portas para a 19° edição , prometendo superar os 140 mil visitantes do ano anterior, entre os turistas e a própria população, segundo os organizadores.

Localizado na Avenida Manoel Tavares, no bairro do Alto Branco, o espaço conta com atrativos que despertam o interesse dos visitantes. O local estará aberto ao público a partir do dia 1° de junho, a programação ocorrerá de terça-feira a domingo a partir das 14:00h, com o horário da manhã reservado para as instituições filantrópicas e de ensino.

Com um tradicional café da manhã o coordenador do sítio e também vereador, João Dantas, recebeu grande público e contou com a presença da imprensa local. Convidado pelo dirigente, o artista Biliu de Campina anunciou a nova edição do Sítio. “Eu declaro oficialmente que está aberta a temporada 2012 do Sítio São João” afirmou.

Neste ano, a grande novidade, será a homenagem ao centenário do Rei do baião, Luiz Gonzaga, que receberá um totem com sua imagem, sendo o grande destaque do ambiente.

Em entrevista, João Dantas afirmou que sua atividade como cenógrafo facilitou a construção dos cenários, ele ainda nos fala que o acúmulo de todas as experiências vividas teve como resultado o Sítio do São João. Conta-nos que o Sítio é uma fuga do Parque do Povo, levando as pessoas para a realidade do homem do campo, uma representação das cidades rurais sem falseamento, um ambiente real, e esse seria o diferencial do local.

João Dantas pretende ampliar o Sítio com mais doze museus, entre eles o Museu do Cangaço e o Museu da Fibra, deixando claro a importância de enxergar a liberdade histórica e artística do São João, como uma alternativa ao São João estilizado.

Edição: Carmem Nascimento
Imagens: Acervo


Comentários