Milhares lotam as ruas do centro de Barbalha

Campina Grande, 4 de junho de 2012

A manhã da tradicional festa de Santo Antânio da cidade de Barbalha é o espaço da reafirmação da identidade cultural do povo caririense. Atrações culturais como o maneiro-pau, reisado, quadrilhas juninas e muitas outras apresentações de grupos folclóricos encantam não só os moradores locais da região caririense, como também turistas de todos os lugares do Brasil.

Mistura de sotaques, expressões de encantamento. “Nossa, que lindo!”, comenta, com aquele sotaque bem “chiado”, a gaúcha Cíntia Kulzer Saciolotto. Ela, que está na festa de Santo Antonio pela primeira vez, está adorando os movimentos artísticos típicos da região. O interesse em prestigiar e conhecer o evento surgiu, segundo a estudante, através de informações que a mesma adquiriu pela internet e por uma emissora de TV local.

Além dos admiradores, muitas pessoas vêm a trabalho, mas acabam agindo como espectadores, como o repórter fotográfico Alex Costa, de Fortaleza, que veio para Barbalha capturar fotos das apresentações culturais sem deixar de admirar a inauguração da festa. “O que mais me impressiona no Pau da Bandeira são as próprias pessoas, que mostra a força da cultura e do evento, é essa junção de culturas que me encanta, tudo isso é muito forte.”, diz o repórter fotográfico sobre a tradição da festa.

Edição: Diógenes de Luna

Comentários