Comunidade Rural celebra Santo Antônio

Campina Grande, 13 de junho de 2012

Localizada na zona rural da cidade de Mogeiro, Agreste Paraibano, a comunidade de Chã de Areia reúne fiéis católicos para profissão de fé, religiosidade e devoção ao seu padroeiro, Santo Antônio. Conhecido como “santo casamenteiro” e padroeiro dos pobres, Fernando de Bulhões, seu nome de batismo, é celebrado na comunidade com cantos e orações reúnindo todas as gerações na pequena Chã.

Organizada pelos próprios moradores, a festa conta com o total apoio da Paróquia de Mogeiro. Todas as noites recebem padres, religiosos e animadores de outras comunidades para abrilhantar a festa, tornando-a tradicional e atrativa. A localização facilita a visibilidade do evento, pois a comunidade encontra-se na BR PB-054, principal via de acesso à cidade de Mogeiro.

A moradora Maria da Penha da Silva, 32 anos, organiza o evento anualmente na comunidade e destaca o valor da religiosidade festiva. “Santo Antonio é nosso padroeiro desde a fundação, é uma honra poder contribuir com essa tradição religiosa, pois desde os tempos de infância eu já gostava de participar”, afirmou.

Manoel Henriques, 57 anos, participa há 20 anos da tradicional festa do padroeiro na comunidade, e ressalta a importância da mesma para a população. “Eu sou devoto, e estou agradecendo as bençãos recebidas. Quero passar para as novas gerações a importância do nosso padroeiro para que a tradição não morra”, declarou Manoel.

A festa de Santo Antônio em Chã de Areia termina hoje, e a programação inicia-se a partir das 16h00 com procissão, missa, bingo beneficente , apresentações de quadrilhas locais, além de comidas típicas e forró pé de serra para agradecer ao santo por mais um ano de celebrações, devoções e conquistas.

Foto : Laura Andrade
Edição: Lidianne Costa

Comentários