Grupos de capoeira se apresentam no PP

Campina Grande, 18 de junho de 2012

Foi ao som do berimbau, agogô, vaqueta, pandeiro e o caxixi, instrumentos oriundos da capoeira, que se iniciou a noite deste domingo (17) no Parque do Povo. Os grupos campinenses de capoeira Badauê, Terra Firme, Mestre Lobo, Cordão de Ouro, Nagô e Afro Nagô se reúnem há cinco anos todos os domingos do mês de junho no Parque do Povo a partir das 17:30hs.

Para a secretária Aline Delfino, estas apresentações são importantes para divulgar a capoeira. “Trazer os ensaios do domingo para o Parque do Povo foi uma forma que os grupos encontraram para divulgar o trabalho, além de integrar os capoeiristas campinenses”, diz Aline, que já foi integrante de um dos grupos presentes.

Segundo o professor do grupo Afro Nagô Evaldo Batista, assim como a quadrilha junina é uma tradição da cultura popular, a capoeira também é uma forma de manifestação cultural. “ Fazemos questão de estarmos presentes em vários períodos do ano como o Carnaval e o São João, pois a capoeira deve estar presente em todas as manifestações”, comemora o professor.

De acordo com Evaldo, além de todos os ensaios atraírem muitas pessoas, é uma oportunidade de divulgar a arte reunindo todas as etnias e faixas etárias.

Edição: Jefferson Gustavo

 

Comentários