Sandra Belê: a voz do Cariri

Campina Grande, 1 de julho de 2012

Zabelê é uma cidade do interior localizada no Cariri Paraibano. O seu nome se deu porque na região havia muitas árvores de juazeiros e seus frutos serviam de alimento para aves típicas que habitavam os zabelês. Cidade que manifesta sua cultura através de grupos de danças, dos pastoris, das festas juninas típicas do Nordeste e do tradiocional e conhecido reisado.

Foi ouvindo o seu pai tocar sanfona em quadrilhas juninas, circos, festas da cidade e escutando as canções de aboio e incelenças desde pequena que a música despertou na cantora Sandra Belê, que decidiu que iria viver de música desde o primeiro momento que cantou.

“Sandra Belê carrega em seu repertório o sentido de lembranças, saudades emoções e tempos de outrora. A sua vivência com reisados, pastoris, aboios, benditos, romances, forrós tem lhe proporcionado uma interpretação singular, da qual surge a forte identidade que carrega na voz quando interpreta as encantadoras obras do cancioneiro nordestino”, descreve Juniani Marzani, que escreveu um perfil da cantora no blog Discoteca Nacional.

Ela lembra bem quando teve sua primeira experiência musical. “Minha escola promoveu uma simulação de eleição, daí surgiram as paródias para os candidatos e com elas pessoas para cantar”. Sandra foi uma dessas. A partir daí, em todas as festas que aconteciam na cidade ela era chamada para cantar nas bandas musicais, depois disso não parou mais de cantar e em 1999 começou profissionalmente.

Sandra se destaca em seus shows com músicas que nos levam para o interior do estado e passam por memórias rurais, com uma voz marcante, sorriso farto e a leveza de seus gestos ao cantar que nos embala. Ela toca em seus xotes e baião a verdadeira música nordestina, sempre acompanhada por músicos de excelente qualidade.

Suas influências musicais passam por Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês, Elis Regina, Maria Rita, Mariana Aydar, Rita Ribeiro, além de Roger Waters e Pink Floyd. Nas horas vagas, ela costuma ouvir músicas que a façam bem, sem restrição de gênero musical.

Os instrumentos são extensões da música que Sandra, curiosa e disciplinada, estuda: violino, pandeiro, flauta doce e percepção musical. Compôs as músicas “Secas Campinas” e “Cantos do Rei” que fazem parte de dois dos seus CDs. Atualmente, ela está trabalhando com o seu terceiro CD, “Encarnado Azul”.

Ativista cultural, Sandra faz parte da Associação Cultural de Zabelê (ASCUZA) e sempre leva projetos que incentivam a valorização da cultura local e regional para a sua cidade. 

“Sandra Belê é Verdadeira. Grossa de vez em quando e amável de quando em vez. Amante das boas coisas da vida e das pessoas nela presentes. Uma cantora que sonha em um dia poder contar para o maior número de pessoas possíveis as coisas da sua terra, da sua gente, através da música.”, comenta a cantora.

Conhecer e ouvir as canções de Sandra Belê é viajar na musicalidade ímpar do seu som.

Edição: Nayara Clênia

Comentários