Conheça as festas juninas com o Forrósquare

Campina Grande, 12 de junho de 2013

Atualmente, um dos aplicativos para celular mais conhecidos no mundo é o Foursquare, que proporciona aos usuários a possibilidade de informarem os lugares que visitam, além de disponibilizar dicas de espaços semelhantes aos já visitados pelo dono do aparelho. Um novo site criado pelo Departamento de Sistemas e Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o forrosquare.com, ajuda quem ainda está com dúvidas sobre a programação do São João de Campina Grande e sobre tudo o que acontece nos arredores da cidade.

O projeto Forrósquare foi iniciado este ano e está sendo produzido pelos alunos e professores do curso de Computação da UFCG, com uma equipe de 8 pessoas. São 5 alunos (Aline Morais, Leain Nóbrega, Lília Sampaio, Milena Araújo e Renata Saraiva) que contam com 3 professores para orientá-los (Francisco Brasileiro, Nazareno Andrade e Raquel Lopes). A finalidade dessa criação é proporcionar ao público um espaço para realizar perguntas e rapidamente receber as respostas.

No site as pessoas podem tirar dúvidas sobre os horários das atrações do Parque do Povo, sobre como ter acesso aos camarotes, entre outros. “É um ponto para quem deseja dar dicas e perguntar sobre os acontecimentos desse São João”, afirmou um dos professores que coordena o projeto, Nazareno Andrade.

O espaço digital se divide em duas categorias: um fórum de informações, onde estão localizadas as perguntas e respostas diretas. O outro espaço é direcionado para concursos, por exemplo, um fórum que elege os melhores lugares, comidas e bandas. A equipe do Forrósquare pretende expandir o site, criando um aplicativo para fazer “Check-in” nas barracas, onde as pessoas podem realizar marcações nos lugares que visitam no PP.

“É um espaço totalmente livre feito para atender não só os turistas que desejam saber mais sobre o São João de Campina, como também os próprios habitantes da cidade”, afirma Nazareno. Uma das propostas futuras é a permanência do site durante o ano todo para atender outros festivais da cidade.

Edição: Lourival Salviano

Comentários