PROERD divulga trabalho educacional no PP

Campina Grande, 17 de junho de 2013

Curso com alunos do 5º ano.

Quem visita a barraca do Polícia Militar, que agora está na parte inferior do Parque do Povo, além de conhecer um pouco da história da PM, também vai ficar por dentro do trabalho que vem sendo realizado pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD).

Segundo a coordenadora adjunta do PROERD, Capitã Laura (30), desde 2012, o programa está presente em mais de 35 municípios, atuando em escolas públicas do Estado da Paraíba. Neste trabalho educacional, cerca de 181 instrutores atendem em média 10 mil crianças por ano. “Fornecemos os policiais, que passam por um curso de treinamento, e as cartilhas, onde constam atividades que desenvolvemos com eles. A escola entra em parceria, fornecendo o espaço, no caso, a sala de aula, os professores e os alunos”, disse.

O PROERD realiza dois tipos de trabalho, o primeiro trata-se de um curso que dura um semestre letivo, com turmas do 5º ano que, de acordo com a Capitã Laura, é o período em que os jovens começam a ter o primeiro contato com a oferta de drogas e também com situações de violência. “No curso são abordados várias questões como, cigarro, álcool, que são drogas lícitas, mas que também precisam ser vistas como drogas ilícitas, como a maconha e craque. Também estamos entrando com a questão do bullying, que também está sendo uma realidade cada vez mais constante, na vida das crianças”, afirmou.

 O segundo trata-se de palestras que podem ser ministradas para qualquer público das escolas. Diferente do curso que dura um semestre, as palestras duram em média, uma ou duas horas, para o publico que for solicitado (pais, alunos, pessoas da comunidade, professores).

 “Estamos aqui no Parque do Povo na tentativa de divulgar o PROEG. Como não temos a possibilidade de estar presente em todas as escolas com o curso de seis meses, queremos primeiramente mostrar o serviço que a polícia desenvolve em parceria com a escola e com a família, e também deixar claro que podemos ser solicitados pra comparecer nas escolas pra ministrar estas palestras”, concluiu Laura. 

As escolas interessadas em ter o trabalho do PROERD em suas dependências, tanto o curso ou as palestras, devem se dirigir até no 2º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba e procurar pelo Major Sinval e a Soldado Lidiane, portando oficio contendo o nome da escola, o público alvo, e a quantidade de pessoas que irão participar destas palestras.

Serviço:

2° BTPM – PROERD

Rua Dom Pedro I, 768 – São José, Campina Grande – PB

Fone: (83) 3310-9390

Site: www.proerd.rn.gov.br


Edição: Carmem Nascimento
Imagens: George Silva

 

 

Comentários