Sanfona, triângulo e zabumba animam compras

Campina Grande, 26 de junho de 2013

Durante o mês de junho, os comerciantes de Campina Grande apostam no forró para chamar a atenção dos clientes e, consequentemente, aumentar as vendas. Nos dias em que as os estabelecimentos apresentam um fluxo maior de compradores (quinta, sexta e sábado), trios de forró pé-de-serra se apresentam animando os compradores. Os músicos tocam os grandes clássicos da música nordestina, como “Chamego proibido”, de Jorge de Altinho e Lindolfo Barbosa e “Ana Maria”, de Janduhy Finizola.

O trio Estrelas do Forró, composto por Severino na sanfona, Francisco no triângulo e Geová no vocal e zabumba, se apresenta em média de 20 à 30 dias  no mês de junho, sendo três vezes semanais em uma loja do centro de Campina. Mesmo tocando em outras épocas do ano, eles garantem que nesse mês de São João eles faturam muito mais: cerca de R$ 600 a cada 4 horas de apresentação.

Joilsom Alves, gerente de uma das lojas do centro, afirma que a iniciativa de contratar os trios de forró tem o objetivo de chamar a atenção das pessoas para que elas entrem e comprem, além de aproveitar a época dos festejos juninos para dar ênfase a cultura popular da região.

Há 13 anos mantendo a tradição de contratar os trios, Joilsom diz que há um aumento considerável nas vendas em consequência da apresentação. As pessoas que estão na loja fazem suas compras em clima junino, outras que vão passando na rua entram com a intenção de ouvir os trios se apresentarem e acabam comprando.  Apenas as que não gostam de forró é que se sentem um pouco incomodadas.

Dona Maria Rizonete Vieira, que foi à loja comprar roupas, como uma declarada amante do forró e do São João, aprova a iniciativa. “Eu gosto, fica mais animado”, diz. Ela aproveita a oportunidade para dançar enquanto escolhe quais peças levar para casa.

Fotos: Thaliton Ritallo
Edição: Renata Fabrício 

Comentários