Repórter Junino é lançado com festa e emoções

Campina Grande, 1 de junho de 2014  ·  Escrito por Lidiana Barbosa e Jussara Barros

A décima edição do Projeto Repórter Junino foi lançada na última quinta-feira (29/05) no Auditório do CCSA do Centro de Integração Acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Além das tradicionais atrações músicais como o grupo de 10 sanfoneiros do Sivuquiano, Forró Bunito e cia e o sanfoneiro João Batista que se apresentaram no evento, o principal evento foi uma homenagem especial à professora Águeda Miranda Cabral, falecida em fevereiro, e que foi uma das coordenadoras do projeto ao longo das nove edições.

Oficialmente lançado em 2005, o projeto surgiu em uma turma com mais de 30 alunos do curso comunicação social da UEPB, sob idealização do professor Fernando Firmino e da professora Águeda Miranda Cabral, que deixou um legado importante para UEPB. Um minuto de silêncio iniciou as homenagens feitas na noite desta quinta-feira, à professora Águeda Cabral e ao técnico Ronaldo Cabral, que também faleceu este ano.

A chefe do Departamento de Comunicação Social, Socorro Palitó, anunciou que o Conselho de Centro formado pelos coordenadores e chefes dos departamentos que compõem o Centro de Ciências Sociais Aplicadas(CCSA), aprovaram por unanimidade nomear o auditório 1 do Centro de Integração Acadêmica da UEPB, de professora doutora Águeda Miranda Cabral.
Outras autoridades homenagearam à professora Águeda, como o coordenador de Comunicação da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), José Araújo, que mencionou que a vila da Imprensa no Parque do Povo será chamada Vila da Imprensa Professora Águeda Cabral. Emocionados o público presente aplaudiu de pé o documentário “O que de bom ficou”, que homenageou a vida da docente através de relatos dos familiares e amigos e que foi dirigido por Jaime Guimarães, produzido por Rafaela Marques e editado por Renato Hennys. O documentário está disponível na internet no canal no YouTube do Repórter Junino no endereço http://youtu.be/2Mqd_EzNUbs

LANÇAMENTOS – O evento lançou os produtos do Departamento que farão parte da cobertura do São João de Campina Grande. Primeiro foi o site Repórter Junino, que chega a 10ª edição. Entre as novidades está o fato de trabalhar com um site adaptável a qualquer plataforma, transmissões ao vivo para smartphones, tablets e desktops da cidade. “Esse projeto desde o início é marcado pela inovação e o compromisso com a cobertura do São João na perspectiva de valorização da cultura popular, dos artistas que fazem a festa, no mapeamento das manifestações genuinas da festa junina como as quadrilhas, os trios de forró, as comidas típicas e outras tradições que compõem essa rica festa. Nossa cobertura será ampla, mas principalmente focada na construção dessa memória da cultura popular de Campina Grande e do Nordeste”, destacou o coordenador do projeto Fernando Firmino da Silva. Foram selecionados 50 alunos para atuar no projeto, além de 10 alunos do Curso de Comunicação Social – Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Outros alunos voluntários também estão integrados ao Projeto para cobertura do São João durante o período junino através do www.reporterjunino.com.br.

Dentro da programação de lançamento do Repórter Junino, outros produtos também foram lançados como o Programa Gente Nossa e a revista Xique Xique. Coordenado pela professora Goretti Sampaio, o projeto Gente Nossa, que está em sua 3ª edição, é composto por uma equipe de 25 alunos, divulgando a cultura popular. “O projeto Gente Nossa é um projeto de construção de memória dos artistas paraibanos, que difundem a nossa cultura popular na vertente da música e da poesia. Esse projeto se socializa através de um produto multimidiático, ele é projetado na nova configuração deste novo rádio o rádio na web, dentro dessa plataforma multimídia nós produzimos o programa em áudio e agregado a ele temos informações complementares”, disse Goretti Sampaio”. Além da transmissão do programa Gente Nossa no site do Repórter Junino, uma das novidades nesta edição é a divulgação do projeto através do material em DVD para a rede pública de ensino.

Este ano um dos produtos de destaque foi o lançamento da revista Xique Xique produzido pela professora Agda Aguino e sua turma de Comunicação e Moda. Na apresentação da revista Xique Xique, a professora Agda Aquino, agradeceu a professora Cássia Lobão, por adotar o componente curricular na grade curricular do curso Comunicação Social. A disciplina já está com sua segunda turma. “O projeto existe como único da disciplina comunicação e moda, foi implantado na grade curricular do curso de comunicação social com habilitação em jornalismo, ela faz parte da avaliação da disciplina só que está ganhando espaço maior do que a disciplina, afirmou Agda Aquino.” A revista que foi produzida por 27 alunos e abordou na sua primeira edição o tema Chita, teve em dois dias no site ISSUU 500 acessos. A próxima edição será sobre a renda e abordará os 150 anos de Campina Grande.

Durante todo o período junino, a equipe do Projeto Repórter Junino estará no Parque do Povo e nos principais pontos turísticos da cidade e de outros lugares do Nordeste realizando a cobertura do São João para o site e para as redes sociais do Projeto no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. O projeto é considerado um dos mais importantes do país.

Comentários