São João da Vila do Artesão é inaugurado

Campina Grande, 7 de junho de 2014  ·  Escrito por Jéssica Lopes, Karollina Oliveira e Sulamita Oliveira  ·  Fotos de Ivan Andrey Costa

O Maior São João do Mundo ultrapassa os limites do Parque do Povo. Um exemplo é a Vila do Artesão, que teve inauguração de sua programação de São João na sexta-feira (06) pela manhã. Por ser o ano da Copa do Mundo no Brasil, é esperada a visita de um maior número de turistas nacionais e estrangeiros na cidade. “Contratamos um funcionário que domina o francês e o inglês fluentemente para que possa atender aos turistas que não falem o português. Os artesãos estão desenvolvendo peças relacionadas à Copa para que eles possam não só levar saudades da cidade, mas também uma lembrança da Vila,” informa o administrado da Vila, Erasmo Rafael.

Durante a inauguração foram apresentados as novidades e a estrutura do local para receber os turistas e apreciadores de artesanato e peças rústicas. Entre as novidades está a Casa de Taipa, uma estrutura feita dentro da Vila para resgatar a cultura nordestina. Também ocorreu a inauguração do Memorial Mestre Galdino em homenagem ao artista. No local ficam expostas esculturas do grande artesão Galdino e todos podem prestigiar este trabalho durante o São João.  Outra iniciativa é o funcionamento da Rádio da Vila,  um sistema de rádio interna onde se podem transmitir informações aos artesãos, transmitir recados e executar músicas. “A nossa diferença é que a transmissão é apenas pra vila. E há possibilidade de uma grande interação entre os artesãos e visitantes,” disse o locutor da emissora, Alberto.

Durante o evento, houve a intervenção urbana de nome “Tomara”, idealizada pelo artista visual Sérgio Nascimento. A exposição consiste em instalar uma escultura com baldes de lata, onde qualquer pessoa pode intervir e mudar sua posição. Sérgio é campinense e conhecido por sua atuação como cenógrafo e artesão premiado. A escolha dos objetos, e da posição não foi aleatória. “Quando coloco as latas uma sobreposta a outra é como se fosse indivíduos que estão querendo espaço na sociedade, os que dizem: tomara que eu consiga uma casa, tomara que eu consiga ser alguém na vida,” explicou o artista Sérgio Nascimento.

A solenidade aconteceu na praça de alimentação da Vila e contou com a presença do professor José Lucas, representante do prefeito, do Secretário da Agricultura Fábio Medeiros e  dos responsáveis pela Agência Municipal de Desenvolvimento (AMDE). O evento também abrangeu a inauguração da rádio da Vila, da casa de taipa e do Memorial Mestre Galdino.
A Vila do Artesão fica aberta durante o ano todo de terça a domingo das 10h às 18h00 e encontra-se na Rua Almeida Barreto S/N, no bairro do São José. A programação de São João segue até dia 06 de julho, com muito arrasta pé.

Comentários