“Fotolembrança” instantânea movimenta Parque do Povo

Campina Grande, 6 de junho de 2015  ·  Escrito por Ana Flávia Nóbrega  ·  Fotos de Fernando Firmino
Fotógrafo perambula pelo Parque do Povo em busca de pessoas que queiram registrar momentos. Foto: Fernando Firmino

Fotógrafo perambula pelo Parque do Povo em busca de pessoas que queiram registrar momentos. Foto: Fernando Firmino

Junho é o mês mais esperado pela nação forrozeira, em meio ao xote, o xaxado e o baião. Se a festa inspira instantes de alegria para turistas e nativos, a fotografia continua como uma das formas preferidas de registro. A cada segundo circula fotos e mais fotos pelas redes digitais como Facebook, Twitter e principalmente Instagram. Mas há um detalhe nesse São João: nem todas as fotos são apenas digitais. Muitos preferem o estilo lambe-lambe da foto impressa e na hora como polaroid para guardar as lembranças da festa junina.

E muitos viram fotógrafos com suas câmeras portáteis ou celular, mas a fotografia aliada à criatividade serve também como como fonte de renda para os que perceberam que onde há uma multidão pode estar um pequeno grande negócio.

Marcelo Oliveira foi um destes que percepeu. Ele é um fotógrafo pernambucano que viu a necessidade de captar os momentos inesquecíveis destes festejos e registrar fotos em eventos como este tornou-se ainda mais lucrativo para ele através da “fotolembrança instantânea”.

No Parque do Povo ele se desloca pela multidão com uma máquina digital, uma impressora portátil e com uma placa nas costas onde tem escrito: “Foto na hora”. Ele sai abordando possíveis interessados em registrar momentos com a namorada ou namorado, com os amigos, com familiares ou sozinho. Ele informou à nossa reportagem que cobra R$ 5,00 por foto e durante uma noite estima registrar até 100 fotos.

A “fotolembrança” instantânea está conquistando os diferentes tipos de visitantes no Parque do Povo com a ideia de comprar o clique, fazer a pose e logo depois já ter a imagem em mãos, na hora. Na noite de abertura do Maior São João do Mundo as fotos instantâneas foram um sucesso e promete ser assim pelas próximas noites. Marcelo Oliveira registra os forrozeiros de Campina Grande e de Caruaru e ressalta que aprovação do público campinense com as fotos é maior do que com o público da “Capital do Forró”.

Comentários