São João, acende a fogueira do meu coração

Campina Grande, 24 de junho de 2015  ·  Escrito por Ana Flávia Nóbrega  ·  Editado por Ivan A. Costa  ·  Fotos de Ana Flávia Nóbrega

16393_1000741603293568_1394876866557766403_nAlém das grandes festas juninas, como shows musicais, apresentações de quadrilhas e muito arrasta-pé, as tradições não são deixadas de lado pelos forrozeiros. Na noite que antecede o dia do santo que nomeia as festas juninas, São João, as comemorações se intensificam, tanto no palco do Maior São João do Mundo, com a apresentação de Elba Ramalho, quanto nas residências por toda região.

Tradicionalmente, na noite desta terça-feira (23), véspera de São João é dia de se fazer fogueira e reunir a família e amigos para saborear as comidas típicas derivadas do milho. A fogueira é hoje o maior símbolo da festa junina homenageando Santo Antônio, São João e São Pedro, mantidas até os dias atuais, ano após ano as fogueiras se espalham pela cidade. Seguida das comidas típicas, a mesa recheada de pamonha, canjica, queijo, bolo, pé-de-moleque e outros pratos e quitutes, faz qualquer um encher os olhos com tanta beleza.

Nas ruas de Campina Grande não poderia ser diferente, certamente quem saiu de casa para curtir a festa no Parque do Povo pode encontrar um grande número de fogueiras e muita fumaça por onde passou. É que nesta data as famílias e grupos de amigos reunem-se para comemorar com fogueira nas portas das casas, comidas típicas e claro, “o forró já começou” e tem muito rastapé nas calçadas improvisadas de salão. As casas transformam-se num verdadeiro “arraiá”.

10995551_1000741629960232_7944655290248359176_nVale salientar que a tradição caminha junto com a precaução, já que desde 2010 o Ministério Público da Paraíba (MPPB) estabelece a proibição do acendimento destas fogueiras em locais com pavimentação asfáltica, entorno de árvores e ainda a duzentos metros de distância de estabelecimentos públicos, privados e ou coletivos. Sendo assim, as fogueiras estão sendo fiscalizadas, principalmente, pela Força Florestal. E ainda redobrar os cuidados na hora de “pular a fogueira” e soltar fogos para colorir o céu,  é que durante esta época do ano que os hospitais recebem o maior número de pacientes com queimaduras, sejam elas graves ou não.

Portanto, abra o olho com os cuidados e vá curtir essa noite maravilhosa se esquentando perto da fogueira ou dançando “xote, baião no salão”.

Comentários