São João de Campina: mais 40 dias de forró? Momento Junino inicia a festa

Campina Grande, 2 de maio de 2016
Eloísa Olinto encanta com músicas nordestinas

Eloísa Olinto encanta com músicas nordestinas

Ainda estamos entrando no mês de maio, mas Campina Grande já começa a respirar Forró com os festejos juninos, que tradicionalmente tem inicio no mês de Junho, mas na cidade a coisa é um pouco diferente. Conhecida por realizar o Maior São João do Mundo, com os 30 dias de festa no Parque do Povo, a cada ano se nota que a festa começa cada vez mais cedo. No último sábado (30), foi dia da estreia da décima sétima edição do Momento Junino, programa que é exibido na TV Borborema, filiada do SBT em Campina Grande.

O programa comemora os seus 17 anos com uma grande renovação, a começar pela apresentação, que até então era feita pelo radialista e publicitário, Abílio José. A partir deste ano quem está à frente do programa é o locutor, Cléber Oliveira, que ao lado de Kalilka Vólia fazem a festa dos forrozeiros na Pirâmide do Quartel General do Forró. Para a produtora chefe do programa, a jornalista, Magdonia Alves, o maior desafio deste ano era superar o sucesso dos anos anteriores, porém, após a estreia toda a expectativa foi superada. “O público de Campina aceitou a nova cara do programa e isso é o principal, ter o respeito e admiração dos nossos telespectadores e também dos forrozeiros que fazem questão de todo sábado estarem presentes aqui na Pirâmide. Estamos muito felizes, o resultado foi maravilhoso”, ressaltou a produtora.

Dez Programas
Este ano serão 10 programas ao vivo, sempre aos sábados à partir do meio dia, direto do Parque do Povo, tendo início neste dia 30 de abril e seguindo até o dia 2 de julho, véspera do encerramento da programação d’O Maior São João do Mundo.
Na estreia, apresentaram-se Eloísa Olinto, Santana – O cantador, Abdias de Ouro e o homenageado do ano, o cantor Biliu de Campina, além da apresentação do grupo de dança Tropeiros da Borborema.

Biliu de Campina
O homenageado do dia, Biliu de Campina, relatou que seu sucesso se garante pela fidelidade à música nordestina, ao segmento deixado por Rosil Cavalcanti e Jackson do Pandeiro, que são seus ídolos. “O pessoal da pré-história do forró, Raimundo Asfora, Jararaca, Orlando Teje, entre outros, tem evidência com a nossa cultura, a cultura muda sem a gente perceber, mas o forró é clássico, eu não vejo porque o povo bulir.” Ele foi enfático ao dizer que um programa cultural como o Momento Junino, pode ser considerado “a porta e janela” que se propõe a fazer cultura com honestidade e a proporcionar espaço para os artistas locais. Na sua apresentação, o Maior Carrego de Campina, animou os forrozeiros com músicas como Paraíba Joia Rara e Laia, laia. Já Eloísa Olinto levantou o público com músicas alegres e dançantes, como Voa Meu Balão e Cadê São João. Inspirada por Elba Ramalho e Carmem Miranda, ela diz que quer deixar sua marca no mundo através do seu trabalho, porque ele é sua identidade. Ela revelou que ainda este ano vai lançar um clipe novo e o seu próximo repertório virará cheio de homenagens àqueles que são a essência do forró. Sobre o Momento Junino, ela disse que o programa já era a abertura oficial do São João e também um incentivo aos artistas.

 

Santanna, sempre Santanna

Cantor Santanna em show especial

Cantor Santanna em show especial

A apresentação do cearense Santana – o Cantador foi a que mais animou o público. Com músicas já conhecidas pelo povo: Tamborete de Forró e Paraíba Joia Rara, ele cantou e encantou , transferindo a sua alegria através da música. Perguntado sobre a premiação do Título de Cidadão Paraibano, que aconteceu na última sexta-feira, 29 de Abril, na Confederação das Indústrias do Estado da Paraíba, Santana diz que ficou feliz pelo reconhecimento do povo paraibano, e que isso lhe dá mais responsabilidade para que conduza melhor sua vida artística e que faça mais por seu novo estado, a Paraíba. Sobre os novos projetos, ele relatou que será lançado seu novo CD intitulado de Forró Nosso de cada Poesia, com quinze canções fundamentadas na cultura popular. A respeito do Programa da TV Borborema, ele considera como prosseguimento para que o povo conheça o que é a cultura popular nordestina.

Comentários