Sítio São João abre as portas para celebrar a posse da nova diretoria da ACI

Campina Grande, 27 de maio de 2017  ·  Escrito por Ana Geisa Viana e Vitória Nunes  ·  Editado por Fernando Firmino e Emanuelle Carvalho  ·  Fotos de Aluska Teberge
Mesa de solenidade da Posse da Nova diretoria da ACI

Mesa de solenidade da Posse da Nova diretoria da ACI

Na noite de sexta-feira (26) aconteceu no Sítio São João a posse da nova diretoria da Associação Campinense de Imprensa (ACI) tendo como presidente Eliezer Aguiar e vice-presidente José Tadeu Pereira.  Além da cerimônia de posse, houve também o lançamento do primeiro livro sobre a história da televisão na Paraíba “História da Televisão na Paraíba”, do professor Gilson Souto Maior,  e  a apresentação e o lançamento da Tv Junina 2017, que fará transmissão ao vivo dos shows e  acompanhará as festividades no Parque do Povo. A solenidade contou ainda com apresentação de um trio de forró e com comidas típicas.

A Associação Campinense de Imprensa começou a partir da parceria de jornalistas e radialistas, na década de 80, com o princípio de defesa da liberdade de expressão e imprensa, o qual, a nova diretoria liderada por Eliezer Aguiar (presidente) e José Tadeu Pereira (vice-presidente) prometem continuar seguindo. O ex-presidente Fernando Soares se disse esperançoso: “Um presidente jovem como Eliezer irá atrair a geração digital jornalística e aproximar a

Abílio José apresentando a edição da TV Junina 2017

Abílio José apresentando a edição da TV Junina 2017

experiência dos outros integrantes mais envelhecidos”. A nova diretoria da ACI apresentou os integrantes da nova equipe executiva, da qual estão envolvidos jornalistas de diversas gerações ressaltando a importância da integração dos novos jornalistas campinenses no meio. O jornalista e atual presidente Eliezer afirmou sobre seu compromisso à frente da entidade: “Esta gestão irá unir gerações, unir os novos comunicadores aos que estão no mercado. Vamos reaproximar a classe que está muito dispersa atualmente”.

A solenidade, prestigiada por diversos jornalistas, radialistas, professores, vereadores, entre outras personalidades, ocorrida no Sítio São João, marcou simbolicamente a união das vertentes culturais à diplomação. A jornalista, professora e assessora da Secretaria de Cultura do Município, Giseli Sampaio, falou orgulhosamente: “É emblemático acontecer aqui no Sítio São João, onde pretendemos fazer a melhor edição do São João, e esse evento uniu a classe jornalística que vai referendar, publicizar e sedimentar tudo isso”. O jornalista e radialista Abílio José também enfatizou: “Esse é o local ideal para se fazer um evento como este, popular, a onde estão se confraternizando com os amigos e colegas”.

Lançamento do livro “A História da Televisão na Paraíba”

Além da posse da diretoria, a noite foi marcada pelo lançamento do segundo livro do professor Gilson Souto Maior, que desta vez conta a história da televisão na Paraíba. O autor comentou que o objetivo do material é principalmente ajudar os estudantes de Comunicação do estado, pois há uma carência de material sobre o assunto. Ele ainda explanou sobre a obra dizendo que “este livro conta a história desde Hilton Motta, que foi a primeira voz e a primeira imagem a aparecer na TV até as TVs webs atuais, onde apresentam momentos e jornalistas que marcaram e marcam a televisão paraibana”. A professora do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba, Gorete Sampaio, comentou sobre o livro de Gilson Souto Maior:  “Esta obra é mais uma contribuição do professor, não só para a comunidade jornalística acadêmica, mas sim para a história da imprensa paraibana”. Além deste livro, o professor já começou os trabalhos de pesquisa sobre a história  do jornalismo impresso paraibano até a decadência.

Gilson Souto Maior em seu discurso de lançamento do livro

Gilson Souto Maior em seu discurso de lançamento do livro

Ainda na solenidade houve o lançamento e a apresentação do portal online TV Junina, edição 2017, pelo seu idealizador Abílio José, que prometeu cobrir e mostrar os 31 dias de festividades de Campina Grande para o mundo, pois o mesmo afirmou que desde sua primeira edição houve um crescimento no número de visitantes no portal tanto de brasileiros como de  estrangeiros.   “O projeto reuni todos os equipamentos de uma emissora de TV convencional, só que com a versatilidade via internet com intenção de levar as emoções  de todas as noites da festa  de Campina Grande para milhares de internautas espalhados pelo o mundo”. O projeto este ano inovará disponibilizando materiais audiovisuais para todos os portais de notícia e para todas as emissoras de rádio que desejarem transmitir o São       João.  Isso poderá acontecer a partir da primeira transmissão da TV Junina dia 2 de junho às 21h00.

Comentários