Com novo cenário programa Gente Nossa estréia sua 5º edição

Campina Grande, 8 de junho de 2017  ·  Escrito por Juliana Rodrigues  ·  Editado por Djane Assunção  ·  Fotos de Dalisson Markel

Inaldete Almeida e Aldair Rodrigues apresentadores do Gente Nossa

Falar da cultura popular, bem como sobre sua disseminação, é algo bastante importante, pois se trata de um debate sobre valorização de raízes históricas e tradições. Com a modernização tecnológica intensificada pelo processo de globalização, as identidades culturais foram sendo modificadas, decorrência de uma aproximação entre diversas culturas. Nesse cenário contemporâneo, as raízes populares ficam ameaçadas.

Os meios de comunicação, nesse aspecto, passam a ter um papel fundamental, pois atuam como veículos propagadores de valores culturais. Muitos deles demonstram uma preocupação em disseminar aquilo que faz parte das tradições populares pertencentes a cultura nordestina. Esse é o caso do programa Gente Nossa.

O Gente Nossa é um projeto desenvolvido pelo curso de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Estadual da Paraíba(UEPB) e tem como intuito reunir artistas que fazem parte da cultura popular nordestina. O projeto atua no formato de um programa de rádio que é organizado e produzido pelos próprios alunos da UEPB. Todos que participam do projeto passam por um processo de seleção. Indo ao ar durante o período junino, o Gente Nossa é coordenado pela professora Goretti Sampaio, que distribui as atividades e orienta os alunos selecionados.

Goretti Samapaio coordenadora do Gente Nossa

Goretti Samapaio coordenadora do Gente Nossa

O projeto que funcionava nas instalações do departamento de jornalismo da UEPB, passou a ser apresentado, esse ano, no Museu de Arte Popular da Paraíba, mais conhecido como museu dos Três Pandeiros, e que fica localizado nas margens do açude Velho de Campina Grande. Tendo um cenário tipicamente regional, o espaço oferecido remete às características do programa que passa a trabalhar com as peculiares da cultura popular da região.  Segundo Goretti, o local passa a ter mais visibilidade. “O espaço é bem visto, o cenário que é belíssimo e as pessoas que vem visitar o museu acabam se deparando com a gravação do programa”, comentou a professora.

Nesta quinta feira, 08, o Gente Nossa teve sua primeira edição do ano de 2017. Na ocasião, foram gravados dois programas que foram ao ar ao vivo pela TV UEPB. Posteriormente esses programas serão disponibilizados em formato de áudio e vídeo no site do projeto que é vinculado ao portal do Repórter Junino.

No primeiro programa houve a participação de Tião Lima, poeta e repentista, e no segundo programa, Biliu de Campina cantando Jackson do Pandeiro. Para Goretti Sampaio o Gente Nossa é uma forma de construir a memória dos artistas paraibanos. “Trazemos os artistas que já se consagraram na música, na poesia e que já estão em outro plano terrestre e existencial. Também convidamos outros artistas que cantam e declamam esses que já se foram”, ressaltou.

Tião Lima em entrevista para o Gente Nossa

Tião Lima em entrevista para o Gente Nossa

Tião Lima comentou um pouco sobre a importância de projetos como o Gente Nossa para a valorização da cultura popular nordestina. “A cada tempo que passa há um desprestígio dos nossos gestores e nós artistas, sentimos na pele isso, então trabalhos como esse, desenvolvido pelo Gente Nossa, é muito importante”. Em sua participação foi mostrado um pouco da cantoria, do repente e da poesia que o mesmo produz.

 

Biliu de Campina um dos entrevistados do programa

Biliu de Campina um dos entrevistados do programa

O  segundo programa, com Biliu de Campina cantando Jackson do Pandeiro, teve a intenção de homenagear a memória de Jackson, artista que ficou conhecido como o “rei do ritmo”. Segundo Biliu, a ideia de interpretá-lo surgiu a partir de sua admiração pelo mesmo. “Assistindo os seus shows na praça da Bandeira comecei a observar a forma como Jackson construía seu mode, driblava as letras e os ritmos e isso me chamou atenção”. Ainda Segundo Biliu, “é uma satisfação imensa fazer parte mais uma vez do programa. O gente Nossa reconhece todos aqueles que se propõem a fazer cultura”, comentou o cantor que em sua participação no programa também foi homenageado.

A gravação dos próximos programas do Gente Nossa serão realizadas nos dias 13 e 14 deste mês no Museu dos Três Pandeiros. Os convidados para o dia 13 serão o poeta cantador Antônio Dean e o sanfoneiro Severino Medeiros. Já no dia 14 será feita uma homenagem ao ex-integrante do trio os Três Nordeste, Parafuso, que veio a falecer ano passado. Com isso, o Gente Nossa irá bater a marca de 50 programas gravados, o que demonstra a importância de projetos como esse para a valorização e propagação da cultura popular nordestina.

Comentários