9ª edição do Arraial na Base da Chinela é realizado na cidade de Boa Vista

Campina Grande, 25 de junho de 2017  ·  Escrito por Izailma Araujo  ·  Editado por Juliana Rodrigues  ·  Fotos de Izailma Araujo
9ª edição do Arraial na Base da Chinela

 Nona edição do Arraial na Base da Chinela.

Engana-se quem acha que as tradições do São João estão  acabando. É no interior da Paraíba, na cidade de Boa Vista, que vamos conhecer o Arraial na Base da Chinela, que há quase uma década consegue manter o legado da cultura nordestina viva nos festejos de rua.

O Arraial surgiu através da ideia do professor e diretor do Ginásio Poliesportivo, Cássio Kleber, juntamente com seu vizinho Geraldo José. Ambos fizeram uma fogueira no dia de São Pedro. No momento da conversação tocava a canção Na Base da Chinela, composta por Rosil Cavalcante e Jackson do Pandeiro. E não bastou ser imortalizada por seus compositores, foi também batizada no festejo junino da cidade de Boa Vista.

No Arraial na Base da Chinela se apresentam as quadrilhas da própria cidade e das cidades vizinhas. Os boavistenses ainda aproveitam para dançar forró ao final das apresentações. O encontro junino de bairro reúne vizinhos, amigos e parentes para celebrar a época mais esperada do ano pelos nordestinos.

Quadrilha Junina Amor Caipira, com tema Nossa Senhora

Quadrilha Junina Amor Caipira, com tema Nossa Senhora.

Neste dia 24, o Arraial está completou sua nona edição e para comemorar trouxe as quadrilhas oriundas da cidade de Boa Vista, a Quadrilha Arrasta o Pé, formada por alunos do quinto ano da Escola Municipal Francisca Leite Vitorino e a Junina Mistura Quente, que ganhou o terceiro título no concurso de Quadrilhas em Juazeirinho. O evento ainda contou com a presença da Quadrilha Junina Amor Caipira, da cidade de Areial e a banda Forró Tempero, animando o pessoal com muito arrasta pé.

Perto de completar uma década de existência, a população boavistense atende bem ao evento e mostra que a cultura não está “perdida”, aliás é nesses festejos que as tradições são firmadas pelo povo da terra.

A rua Francisco Farias Neto, local do evento, não fica mais cinzenta com as brasas da fogueira,  pelo contrário, o colorir das bandeirolas que enfeitam o céu anunciam mais um ano em que a população daquela cidade se reuni e vive a cultura.

Como todo São João de bairro, o Arraial na Base da Chinela é marcado por comidas típicas, brincadeiras e fogueiras. E na cidade de Boa Vista todo mundo se reúne em prol da realização de um bom arraial. Assim todos os moradores do bairro ajudam na ornamentação e organização da festa.

O Arraial conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Boa Vista que oferta a banda, a iluminação e o lanche dos quadrilheiros e também dos vizinhos que além de ornamentar, trazem as quadrilhas.

O São João é retrato do povo nordestino. É nessa época que as pessoas gozam da alegria em fazer parte desta grande festa. Na cidade de Boa Vista não é diferente, os moradores se reúnem para preservar a cultura local, e o Arraial na Base da Chinela é mais um prova que as tradições não estão se perdendo.

Quadrilha Junina Amor Caipira

Quadrilha Junina Amor Caipira.

Comentários