‘’Pelos Olhos do Povo’’: documentário aborda o olhar dos realizadores do Maior São João do Mundo

Campina Grande, 5 de julho de 2018  ·  Escrito por Elaine Campelo  ·  Editado por Inaldete Almeida  ·  Fotos de Fernando Firmino e Edson Pitau

 

‘’O Parque do povo visto pelo olhar daqueles que realmente fazem a festa’’, é desta maneira que se direciona o documentário ‘’Pelos Olhos do Povo’’, dirigido pela campinense Sarah Cristinne Firmino. O projeto com enfoque em personagens reais retrata em alguns takes e depoimentos um pouco da realidade de cada um, que vivem suas experiências com um ponto em comum: O parque do Povo. A ideia principal é analisar e apontar o trabalho e a importância dessas pessoas tão simples e comuns dentro da grandiosidade que é a festa do Maior São do Mundo.

Equipe ao lado da personagem Francinilda a "Fia"

Equipe ao lado da personagem Franciiilda a “Fia”

Com sua equipe, Sarah captou cenas antes e durante o maior evento paraibano. Apesar de não ter patrocínio e com pouca experiência, desenvolveram em alguns dias um projeto antigo da diretora. 

‘’Fui criada na terra do Maior São João do mundo e tornei-me apaixonada pela cultura e movimentos populares. A ideia do documentário era antiga – sentia enorme vontade de registrar do meu jeito, a festa e como as pessoas a viam. Contudo, foi na disciplina de Documentário Audiovisual ministrada pelo professor Kleyton Canuto, que a ideia pôde ser concretizada ‘’, disse Sarah Cristinne. 

Sara Lucena, Igor Batista, Sarah Cristiane e Stefanie Alencar

Sara Lucena, Igor Batista, Sarah Cristiane e Stefanie Alencar

Com ajuda de sua equipe, Sarah do roteiro à pós-produção, montou “Pelos Olhos do Povo” com muita dificuldade, sendo um projeto amador e sem patrocínio, mas feito com muito carinho e com muitos amigos feitos pelo caminho. O documentário fruto da disciplina de Documentário Audiovisual, dedicado aos professores Rostand Melo e Fernando Firmino, mostra com os olhos da subjetividade, a dedicação, a preparação e o sentimento dos fiéis juninos, tendo como cenário o local de trabalho de cada personagem durante a preparação deles para o São João dentro e fora do Parque do Povo.

A exibição será nas redes do Repórter Junino. Vamos conferir?

 

FICHA TÉCNICA DO DOCUMENTÁRIO:

Direção: SARAH CRISTINNE FIRMINO.

Orientação: KLEYTON CANUTO.

Captação de imagens: FERNANDA LEITE, YAN ARAÚJO e DALISSON MARKEL.

Captação de áudio: IGOR BATISTA e NATÁLIA CRISTINA.

Continuístas: THIAGO PONSAT e STEFFANIE ALENCAR.

Assistente executiva: SARA LUCENA.

Edição e finalização: GABRIEL HEITOR ALVES e ALEXANDRE CÉSAR.

Comentários