Zang: o responsável pela emoção através de imagens n’O Maior São João do Mundo

Campina Grande, 8 de julho de 2019  ·  Escrito por Iara Lima  ·  Editado por Sarah Cristine e Edson Tavares  ·  Fotos de Thiago Albuquerque

Eduardo Phelipe atuando no palco principal do Parque do Povo.

Sentir a emoção de um evento através de uma foto ou vídeo é muito comum em nossa realidade digital – casamentos, batizados, aniversários e festas em geral utilizam bastante esse método para a divulgação ou para guardar lembranças pessoais. Em Campina Grande, o responsável por levar esse sentimento para o público através de vídeos é Eduardo Philippe (26), formado em Comunicação Social pela UEPB.

Eduardo iniciou na carreira de fotojornalismo e hoje é  chefe de edição e diretor de vídeo da “Top Mídia”. Natural de João Pessoa, veio morar em Campina Grande em 2013, para ter habilitação em Fotografia. Amante de fotografar, interessou-se pela oportunidade de trabalhar registrando momentos em shows e eventos com que ele possui afinidade, como bandas de Rock.

Apelidado de Zang em brincadeiras entre amigos da Universidade, iniciou fazendo cursos de Fotografia e pagando entrada em eventos pra fotografar por hobby. Quando as fotos começaram a sair, passou a ser reconhecido, fazendo contatos e montando seu portfólio. Mesmo sem conhecimentos na cidade, começou a fazer coberturas “não oficiais”, por conta própria, e isso o fez ganhar reconhecimento no mundo da comunicação, publicidade e propaganda.

Zang é um dos mais requisitados profissionais em grandes eventos.

Com os contatos feitos e trabalhos reconhecidos, passou a fazer produções fotográficas para campanhas políticas. Com curso de Cinegrafista, realizou cobertura de casamentos, aniversários e afins, porém nada do que pretendia: acompanhar bandas de rock. De 2017 em diante, passou a trabalhar com produções de vídeo maker para bandas como Gabriel Diniz, Valquíria Santos, Felipão, Wallas Arrais e Saia Rodada, e, desde então, não passa um São João de diversão, mas a trabalho, sempre acompanhando um artista ou servindo a eventos.

Nesta edição d’O Maior São João do Mundo, sua função é de backstage – equipe técnica -, como vídeo maker, mas Zang admite sua satisfação ao ver amigos como Emanuel Tadeu – grande nome da fotografia em Campina Grande – em cena e sendo bem reconhecido. “Eu queria estar fazendo isso. Hoje eu não trabalho como fotógrafo, tenho apenas como lazer, mas tenho prazer em fazer o que faço: produção e edição de vídeos”.

Zang concede entrevista ao RJ.

“As pessoas imaginam que você trabalha apenas nos trinta dias de festas e é fácil. Elas não imaginam o quão é estressante e cansativo, mas é gratificante ter um bom feedback do público ao ver o produto final e elogiá-lo”, desabafou ele, que está praticamente todos os dias de festa, dedicando-se por diversas horas aos eventos do Maior São João do Mundo. Mesmo passando por diversos trabalhos, ele nunca se viu sendo reconhecido em grande escala: “Nunca imaginei que um trabalho meu, estaria sendo exibido no telão do Parque do Povo para milhares de pessoas”, falou.

Para acompanhar o trabalho de Eduardo Philippe, o Zang, siga o instagram @zangnaestrada.

Comentários