Campina Grande: Como o retorno do maior São João do mundo está sendo para os comerciantes da cidade

Campina Grande, 5 de julho de 2022

Após dois anos sem a tradicional festa que dura 31 dias, a Rainha da Borborema retoma os festejos e comércio comemora

Repórteres: Lidiane Gomes e Luana Calina

Fotografia: Viviane Araújo

Edição: Agda Aquino

Coleção de roupas para o mês de junho da loja mundo jovem Foto: Viviane Araújo

Após dois anos sem acontecer, devido a pandemia do Covid-19, o Maior São João do Mundo está de volta e junto com ele, a alta temporada do turismo, comércio e eventos em Campina Grande. Os festejos juninos no Parque do Povo, que tiveram início no dia 10 de Junho e vão até 10 de Julho, atraem além da população local, turistas de todo o mundo que participam da festa e aproveitam as mais de 1,8 mil atrações culturais oferecidas pelo evento, que já é uma tradição paraibana há 39 anos.

Com a volta dos festejos juninos, a procura pelo look perfeito para curtir as festas de São João vem reaquecendo o mercado de moda local e lojistas que foram afetados pelo hiato devido à pandemia, estão aproveitando para tentar recuperar o prejuízo dos anos sem São João.

Coleção de botas da Aluísio fashion Foto: Viviane Araújo

“Durante o ano passado focamos mais nas festividades de fim de ano, pois, tudo que não conseguimos durante o ano, acabamos conseguindo no mês de Dezembro. Esse ano mudou muito porque no ano passado, no mês de Junho, não tinha uma grande quantidade de movimento. Em compensação, esse mês é a terceira vez que trazemos novas mercadorias porque esgotou tudo muito rápido”, revelou Ana Júlia, vendedora da loja Mundo Jovem.

A alta no setor também vem gerando empregos e as lojas vêm aumentando o número de pessoal para atender a demanda do mercado: “Aumentamos o estoque e aumentamos a quantidade de funcionários. Éramos três funcionárias e agora estamos em seis”, disse Ana Júlia.

Coleção do mês junino da loja mundo jovem Foto: Viviane Araújo

O QUE ESTÁ BOMBANDO NO PARQUE DO POVO?

Quando pensamos em festa junina, pensamos em looks com muito xadrez e vestimentas típicas, certo? Mas nem só de xadrez e chita vive o São João de Campina Grande, que esse ano vem sendo marcado por peças com muito brilho e texturas diferentes.

Tops de paetê, vestidos em lurex e claro, os pretinhos básicos vem marcando presença nas vitrines da maioria das lojas do centro da cidade. Além das novidades, o típico xadrez também marca sua presença nas lojas, aparecendo principalmente em tons de vermelho e preto. Devido ao friozinho da época, peças como jaquetas em courino também tem feito sucesso entre as forrozeiras de plantão. 

Falando em frio, nesse São João tivemos o retorno das botas. As clássicas de cano longo agora disputam a atenção com os coturnos. Saltos mais baixos e mais grossos têm feito sucesso, já que proporcionam maior conforto para os pés daquelas que pretendem dançar muito forró. Nos setores masculinos, as botas também estão fazendo sucesso, assim como os tênis e os polêmicos sapatênis. 

Batemos um papo sobre o aquecimento do mercado e as novas tendências no ramo de calçados com o vendedor Pedro Henrique, da loja Aluísio Fashion, confira: 

Pedro Henrique, vendedor da loja Aluísio Fashion Foto: Viviane Araújo

– Ano passado não tivemos festejos juninos por conta do período pandêmico e com certeza, isso atingiu bastante o comércio. Essa volta das festas supriu as expectativas que a loja tinha para esse retorno?

Pedro Henrique: Supriu sim, em questão de vendas, em questão de clientes, do fluxo de clientes, aumentou o dobro.

– Como a loja se preparou para esse período? Aumentou a quantidade de peças em estoque?

Pedro Henrique: Aumentou a quantidade de estoque, a quantidade de funcionários também. Estamos trabalhando com o dobro do ano passado. Os produtos aqui chegam e acabam, temos sempre reposição.

– Sobre o perfil dos clientes, atualmente vem muitos turistas comprar aqui ou é mais o pessoal de Campina Grande mesmo?

Pedro Henrique: Não, estão vindo muitos turistas mesmo. Temos aqui perto o Hotel Serrano e a maioria da galera hospedada é toda turista. No fluxo de clientes a gente vê mesmo que não são pessoas daqui, são pessoas de outros estados. 

– De onde está vindo a inspiração para os looks que mais estão saindo esse ano? 

Pedro Henrique: As botas femininas tem muitas blogueiras usando aí o pessoal chega e pede uma igual a de Virgínia Fonseca, por exemplo. 

–  Quais os calçados que estão fazendo mais sucesso?

Pedro Henrique: As botas e os coturnos femininos são o que mais estão saindo. Não está dando pra quem quer. Para os homens, está saindo mais sapatênis, botas masculinas também estão saindo muito. 

A movimentação no comércio motivada pelos festejos juninos também contribuiu para um aumento significativo no quadro de funcionários das lojas, a fim de suprir as novas demandas geradas nesse período. Com isso, o maior São João do Mundo volta a ser uma mola propulsora da economia local, gerando emprego, renda e fazendo com que o turismo em Campina Grande, após dois anos em baixa, volte a se aquecer. 

Coleção de botas feminino da Aluísio Fashion Foto: Viviane Araújo
Comentários