Zabumba lá: Homenagem a Capilé abre terceira edição do evento com emoções e forró 

Campina Grande, 12 de maio de 2023

Abertura do Zabumba Lá, é marcada por muito forró, homenagens e animação do público


Repórter: Eduarda Queiroz
Fotógrafa: Marília Duarte
Editor: Fernando Firmino


Capilé, o homenageado da noite, apresentou-se no teatro com os seus sucessos. Foto: Marília Duarte

Na noite desta quinta-feira,11, ocorreu a 3a edição do Zabumba lá. O evento aconteceu no Teatro Municipal Severino Cabral e foi aberto ao público, que lotou o teatro. A primeira noite do evento homenageou o cantor e compositor Capilé, o único artista a se apresentar em todas as edições do São João do Campina Grande nesses 40 anos da festa. 

O evento foi uma realização da Secretaria de Cultura de Campina Grande.  A organizadora do evento, Goretti Sampaio, relata que: “O zabumba lá é um evento de construção de memória dos artistas paraibanos”. E foi isso que aconteceu durante o evento, que possibilitou ao público um mergulho histórico e documental através de relatos como o de Eraldo Cesar sobre a construção das primeiras palhoças de forró em Campina Grande que deram início ao Maior São João do Mundo. Na primeira noite, a presença e homenagem à Capilé é marcante e indispensável, pois, segundo Goretti Sampaio, “ele se consagra como uma das representatividades da divulgação da cultura”.

Grupo Caetés e Arraial de Paris deram show no palco principal do Teatro Municipal. Fotos: Marília Duarte

Lenilson Costa Macedo, o Capilé, foi o grande homenageado da noite. Os relatos de amigos, colegas de profissão e família, tomaram conta da tela do teatro. Movidos pela emoção e representatividade relataram como é o verdadeiro Capilé fora e dentro dos palcos. Capilé reitera que foi um momento muito importante e que ficou feliz pelas homenagens e falas recebidas. “Muito difícil colocar para fora tudo que senti. Foi muito lindo. Gratidão total, foi uma carga de amor”. Como um dos únicos artistas a se consagrar em todas as edições do São João de Campina Grande, relatou com muita alegria que para esses 40 anos está “muito empolgado, pois acho que vai ser uma das melhores edições do São João”.

Além disso, a noite ficou marcada pela presença do ex-locutor das noites do Parque do Povo, Massilon Gonzaga, que consagrou sua voz nas dez primeiras edições da festa. Como um dos primeiros idealizadores, ele ver o crescimento expressivo da festa nos últimos anos com muita alegria. “Sou da época que o São João era uma brincadeira, as pessoas se divertiam, iam para brincar. Hoje é um grande espetáculo, para o mundo inteiro”.

Massilon Gonzaga foi homenageado como primeiro locutor do São João de Campina Grande e se apresentou emocionado. Foto: Marília Duarte


Noite de cultura: dos 3 do Nordeste ao Grupo Caetés

A animação ficou para além do artista Capilé. A presença da Quadrilha Arraiá em Paris, foi uma das apresentações que animou o público e ativou memórias afetivas das quadrilhas de bairro. Através do relato de uma das idealizadoras, o público pôde conhecer uma das quadrilhas mais tradicionais de Campina Grande. Além desta, o grupo folclórico Caetés, trouxe vestimentas azuis e marrons e muito xaxado para representar o cangaço.  Os 3 do Nordeste, com sua nova formação, animaram toda a plateia e possibilitou que o público saísse de seus lugares e participassem da festa dançando forró em plena platéia do teatro.

O Zabumba Lá contou com um público variado, sendo presentes alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), sendo importante para a divulgação da cultura popular. Adalbira Cavalcante Farias, 58, foi uma das alunas que veio prestigiar os artistas: “Vim para assistir Capilé, e gosto das quadrilhas”, comentou. 

Na próxima quinta-feira,18 de maio, a homenagem será para o “Clã Calixto”. Já, a penúltima homenagem, dia 25 de maio, se estenderá ao sanfoneiro Amazan, conhecido por difundir a cultura Nordestina.  No encerramento dessa terceira edição do Zabumba Lá, no dia 31 de maio, véspera da abertura do São João, a cantora Elba Ramalho será a homenageada da noite. Por meio de relatos documentais, o evento pretende mostrar a cantora paraibana que fortalece a cultura popular, e sendo uma das maiores representatividades da tradição forrozeira, responsável por animar a véspera de São João de Campina Grande. 

O Zabumba Lá é um evento de valorização da cultura popular que acontece em conjunto com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-reitora de Cultura (PROCULT), juntamente com a Fundação da Universidade Regional do Nordeste (Furne). Esta edição está veiculada à programação do 18 Folkcom, do Departamento de Comunicação da UEPB. 


Os 3 do Nordeste abrilhantaram a edição do Zabumba Lá. Foto: Marília Duarte

Comentários