Geraldo Azevedo e Chico César embalam as comemorações dos 40 anos d’O Maior São João do Mundo  

Campina Grande, 2 de junho de 2023

Shows pirotécnicos são uma das grandes novidades desta edição

Repórteres: David Henrique e Felipe Bezerra

Fotógrafa: Débora Andrade e Tamires Santos

Editora: Gabryele Martins


O povo chegou cedo para garantir um lugar na abertura dos festejos. Foto: Débora Andrade/Repórter Junino

O Maior São João do Mundo teve início nesta quinta-feira (01) ao som de nomes consagrados da música brasileira, como Geraldo Azevedo, Chico César, do conterrâneo Biliu de Campina e do cearense Alcymar Monteiro. O palco principal também recebeu o cantor Rafael Moura, e teve participação especial da paraibana Juliette, vencedora do Big Brother Brasil 21. A edição dos 40 anos contará com 32 dias de festa e mais de 90 atrações musicais. 

Nesta quinta também se apresentaram no palco cultural o Trio Brasileiro, Hugo Sanfoneiro e Bruno Melo. A noite foi animada pelos trios de forró nas ilhas e na Pirâmide do Parque do Povo, que este ano recebe decoração com bandeirolas e imagens de santos juninos. 

Programação

O Parque do Povo foi oficialmente aberto às 18h, já com o show do cantor Rafael Moura. Em seguida, às 20h, Biliu de Campina seguiu com a programação. O cantor, que recentemente foi internado por complicações de saúde, mostrou que está bem e animado para o São João. No palco, Biliu já garantiu que estará em 2024 celebrando a festividade da cultura nordestina. 


Biliu se emociona ao falar da importância do São João de Campina Grande. Foto: Débora Andrade/Repórter Junino

“Venho sempre tomando pé da nossa história, uma história maravilhosa. O coração fica pequeno, quando o coração fica pequeno é porque o São João aperta dentro da gente. O São João de Campina permanece clássico, é “imbulivél”. Precisamos curtir o nosso forró mesmo, o forró de beira de canal, que vem com toda nossa história inspirado em toda a nossa trajetória”, disse Biliu durante coletiva. 

Às 00h, o último show da noite ficou por conta do paraibano Chico César e do pernambucano Geraldo Azevedo. Trazendo a turnê Violivoz, os artistas foram os responsáveis por emocionar quem estava presente no local. Segundo Geraldo, é uma honra fazer parte do Maior São João do Mundo: “me sinto muito honrado de estar na abertura; não só na abertura, mas também na celebração dos 40 anos dessa festa que eu acho que é a maior festa do mundo. O São João é a melhor festa do mundo e aqui em Campina Grande está estratificada no universo que é a terra do forró.”


Lendas da música nordestina, Geraldo Azevedo e Chico César se apresentaram na abertura dos festejos. Foto: Débora Andrade/Repórter Junino

Chico César, com seu bairrismo, afirmou que o Brasil tem muito da cultura nordestina. “A cultura brasileira é muito nordestina, desde o tempo dos oito batutas… Alceu Valença, João Gilberto, Caetano Veloso… Moraes Moreira. A cultura nordestina diz muito para onde vai a cultura brasileira…”, também enalteceu os nordestinos premiados da noite anterior no Prêmio Música Brasil 2023, “Lucy Alves foi premiada… Juliette apresentou a premiação!”

Falando em Juliette, a Campinense fez uma participação especial no show de Chico e Geraldo. Quem era público, hoje se encontra no palco principal pela segunda vez consecutiva. Juliette contou que sempre será público: “Eu queria tá dos dois lados, porque a emoção de tá lá é muito boa. Às vezes quero cantar e eu quero assistir. Vou ser para sempre público e quero manter essa emoção. Eu carrego isso aqui com muito orgulho, estou ansiosa pois vai ser lindo hoje”, finalizou a artista paraibana que acabou de lançar o single “Sai da frente” e já bateu mais de um milhão de plays no Spotify.


Campinense, Juliette se apresentou pela segunda vez no palco do PP. Foto: Débora Andrade/Repórter Junino

Novidades

A edição de 2023 iniciou com novidades no PP, ontem ocorreu o primeiro show pirotécnico da festa, a ação deve se repetir nos dias 23 de junho e no encerramento, marcado para o dia 2 de julho. De acordo com a Prefeitura, cerca de 50 quadrilhas devem fazer parte dos 40 anos do Maior São João do Mundo.


Show pirotécnico encheu o céu campinense de luz e cores. Foto: Débora Andrade/Repórter Junino
Comentários