São João é arte: tradição junina na Pirâmide do Parque do Povo

Campina Grande, 5 de junho de 2023

Apresentações no Maior São João do Mundo reforçam a importância da valorização à cultura nordestina


Repórter Nicoly Calixto
Fotógrafa Nicoly Calixto
Editora Karolina Matias


Apresentações de grupos infantis alegra a noite de domingo. Foto: Nicoly Calixto

Na noite deste domingo (04), a cultura tradicional do nordeste foi o destaque para o público na Pirâmide do Parque do Povo, muito “forró das antigas”, expressão conhecida pelos brincantes, com apresentações culturais que abrilhantou a noite com bastante animação e representatividade. 

Os  projetos da cidade que tiveram oportunidade de  participar do evento, mostraram o tradicionalismo junino, como o Grupo de dança Imagine, um projeto sócio educativo, evangelizador e cultural que abrange crianças carentes de Campina Grande e o intuito é disponibilizar uma melhor qualidade de vida para cada integrante. 

O grupo exibiu a beleza dos passos de dança típicos do São João, inclusive uma bela quadrilha, com direito a noiva e noivo, princesa e príncipe do milho. Lourdes Vieira, coordenadora do projeto, nos contou sobre o sentimento de levar os pequenos para o Maior São João do Mundo: “É muito importante, porque eles estão trazendo as nossas raízes, quadrilha tradicional, trazendo nossos valores e cultura, é muito bom”. 


Lourdes Vieira, coordenadora do projeto Imagine. Foto: Nicoly Calixto/Repórter Junino

Para Lourdes, a cultura nordestina é esquecida em diversos aspectos, principalmente na geração atual, que são distanciados do “Alavantú” e “Anarriê”, mas o seu objetivo é mostrar para as crianças do Imagine a importância de manter as tradições vivas. “Enquanto existir o Imagine, nossa cultura não irá morrer”, declara a coordenadora.

Vagner Gomes, professor de balé clássico no Centro Cultural, também faz parte deste projeto, juntamente com suas alunas exibem um espetáculo de arte, misturando balé com forró e nos fala o quanto é interessante essa mistura: “A arte é fora do São João e também nele, mas é sempre bom lembrar de trazer a cultura na arte”.

Para os bailarinos, antes da apresentação a ansiedade é certa. Mônica Rayele, uma das dançarinas da noite, nos fala sobre sua estréia na Pirâmide do Maior São João do Mundo e o sentimento de somar  o que mais gosta de fazer, que é dançar, com a cultura raiz. “Está sendo muito interessante e inovador poder misturar essa cultura do São João com o balé clássico”, afirma a bailarina com animação para nossa equipe

E os espectadores, principalmente turistas, assistem admirados. Rosangela Alves, de Porto Alegre – Rio Grande do Sul, está em Campina Grande pela primeira vez e se encantou com as apresentações e a animação na pirâmide: “Estou achando essa festa maravilhosa, o pessoal é muito entusiasmado e participativos, estou contagiada com a animação desse povo”, afirma ela.


O público aprecia as apresentações na Pirâmide. Foto: Nicoly Calixto/Repórter Junino

A famosa Pirâmide, está localizada dentro do Parque do Povo , um espaço aberto e livre para todos os públicos com programação cultural, apresentações de grupos juninos e muito mais.

Comentários