Forró e Hip hop: Mistura de ritmos marca o mês de Junho em Campina

Campina Grande, 10 de junho de 2023

Apresentações de vários estilos musicais estão presentes nesse Mês na Rainha da Borborema

Repórter: Matheus Farias

Fotógrafo: Matheus Farias

Editora : Louyz Rodrigues

No mês junino, Campina Grande se torna um verdadeiro caldeirão cultural com atrações para todos os gostos e que vão muito além do forró tradicional. Neste domingo (11), por exemplo, os turistas e moradores podem conferir o Arraial da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL), a batalha de Hip Hop no Cine Teatro São José e o estilo “ sofrência” com o cantor Pablo no Palco Principal do Maior São João do Mundo.

Essa característica de misturar culturas e estilos faz parte da história de Campina Grande que por fatores geográficos, econômicos e sociais, sempre atraiu um grande número de pessoas advindas de outras regiões e que trazem, assim, influências culturais para a Rainha da Borborema. Isso se reflete na música, como conta a pesquisadora Cléa Cordeiro: “Existem estilos variados no Maior São João como sertanejo que muita gente não vê com bons olhos, mas é uma realidade que não se pode fugir dela. Temos as ilhas de forró e o palco cultural’’.

Um bom exemplo dessa existência de ritmos diferentes na Capital do Trabalho acontecerá amanhã (11) no Cine Teatro São José com a batalha de Hip Hop organizada por Jefferson Araújo, que contou o objetivo da ação: “Vamos fazer a batalha de Breaking e batalha de MC’S e o público vai ver um estilo que está crescendo cada vez mais.” O evento acontece em alusão aos 50 anos da cultura do Hip Hop comemorados esse ano e haverá premiações em dinheiro. Os interessados na batalha de Breaking devem levar 20 reais para se inscreverem ou levando 1 kg de alimento a inscrição fica apenas por R$ 15,00. Já quem vai para a batalha de MC ‘S não precisará pagar taxa para participar do evento.


Em junho, Campina não tem apenas São João. Foto : Acervo Pessoal/ Batalha de gigantes

Outra ação que vem atraindo um grande público, desde que estreou no dia 08 de junho, é o “Arraiá da CDL”.  O evento está na sua primeira edição e tem como propósito valorizar nossa cultura regional: “Nós entendemos que precisamos divulgar nossa cultura no centro da cidade. Daí surgiu a ideia desse evento e trouxemos para o Calçadão pois aqui, de fato, tudo acontece”, afirma o presidente da CDL, Eliézio Bezerra.  Com atrações todos os dias pela manhã e à tarde, o Arraiá tem atraído muita gente para o Calçadão da Cardoso Vieira no centro da cidade, local onde acontecerão as apresentações. Na manhã de hoje(10), o cantor Diomedes Filho se apresentou no palco montado no coração de Campina Grande e essa popularidade do evento é boa para os comerciantes do espaço, como conta a vendedora de lanches Verônica Nascimento: “Eu gosto dessas festas porque isso atrai mais gente e é algo diferente que nós estávamos precisando aqui”. Amanhã (11), a atração no Arraiá da CDL é o grupo “Os Ancelmos”, a partir das 10h30.


Arraiá da CDL busca divulgar o nosso autêntico forró. Foto : Matheus Farias/ Repórter Junino

 Já o palco principal do Maior São João do Mundo vai receber na noite deste domingo os cantores Pablo, Solange Almeida, Tayrone, além da dupla Ramon e Randinho, ou seja, será uma noite com estilos que vão desde a sofrência até o forró de vaquejada. A Rainha da Borborema tem ,portanto, essa peculiaridade de juntar culturas diferentes e é por isso que Jackson do Pandeiro já cantava: “ Alô, alô minha Campina Grande quem te viu e quem te vê não te conhece mais. Campina Grande tá bonita, tá mudada e cheia de cartaz”.

Comentários