Os recordes são de Campina Grande: Maior quadrilha junina e maior bolo de milho do mundo

Campina Grande, 15 de junho de 2023
Forrozeiros na maior quadrilha junina do país. Foto: Bruna Messias / Repórter Junino

Reportagem: Letícia Ferreira

Fotografia: Bruna Messias

Editora: Alberta Figueirêdo

No embalo da chuva e muito forró, Campina Grande conquistou novamente o recorde de maior quadrilha junina do Brasil. Com 1.071 casais, de crianças a idosos, namorados, irmãos e amigos, qualquer um pôde participar do quadrilhão, para a avaliação, não era obrigatório que os pares fossem formados por um homem e uma mulher. O resultado não poderia ser outro: muita diversão e mais um título conferido pelo RankBrasil. Ao todo foram contabilizadas 2.142 pessoas no evento, quebrando o recorde do ano anterior, que havia sido de 2.098.

Para alcançar o recorde, diversas escolas da rede municipal e estadual levaram seus alunos ao Parque do Povo. Enquanto aguardavam a largada, as crianças dançavam animadas, Evelin Raissa, 9 anos, e seu par Ramon Silva, 8 anos, estavam empolgados: “A gente tá muito animado, muito feliz de vir pro Parque do Povo e comemorar o São João aqui”, afirma Evelin. Na espera do quadrilhão, o sentimento era de alegria e ansiedade para Guilherme Lima, 11 anos, aluno da Escola municipal Anis Timani: “Aqui está muito bom, tem muitas escolas, eu ensaiei bastante pra dançar, mas ainda estou um pouco ansioso para entrar com meu par, um pouquinho nervoso”.

Alunos da rede pública de Campina Grande se divertem no quadrilhódromo. Foto: Bruna Messias / Repórter Junino 

Às 14h00, os forrozeiros se organizaram em filas até o local da contagem, que aconteceu na parte superior do Parque do Povo. Mesmo com o frio e debaixo de chuva, os participantes da 8° edição do quadrilhão mostraram a força d’O Maior São João do Mundo. Para Elisangela de Oliveira, 33 anos, a chuva foi só um detalhe: “Eu tô animadíssima. É a primeira vez que eu venho e não poderia ser melhor, a chuva atrapalha só um pouquinho, mas eu danço do mesmo jeito.”. Rosineide Costa, 58 anos, compartilha do mesmo sentimento, e até mesmo antes do fim da contagem o recorde já era uma certeza. “A gente vai bater o recorde com certeza,  se Deus quiser, mesmo com chuva”, comenta.

Com muito sorriso, chuva e forró “arrasta pé”, os forrozeiros conseguiram novamente o título para a cidade paraibana.

Campina Grande também detém recorde de maior bolo de milho do Brasil

E quem estava por lá pode ver de perto a quebra de outro recorde: Campina Grande tem mais uma vez o maior bolo de milho do Brasil. O título já era da própria cidade, que em 2019 atingia a marca com um bolo de 544 quilos e 39,5 metros. Este ano o recorde foi superado, e a sobremesa gigante atingiu 653,6 quilos e mais de 45 metros de extensão. Para conseguir o recorde, além de muito esforço, os confeiteiros utilizaram, nos quatro dias de fabricação do bolo, 500 espigas de milho, 85 quilos de manteiga, 600 latas de leite condensado, 600 caixas de creme de leite e cerca de 5 mil ovos. Para a equipe que realizou a montagem foram cinco horas de trabalho árduo, mas que de acordo com Dogivania Santos, 52 anos, valeram a pena: “É um bolo quilométrico para os 40 anos d’O Maior São João do Mundo, então vale a pena. Eu estou aqui para ajudar e somar no que puder com muita alegria”.

Bolo de milho campinense é eleito o maior do Brasil. Foto: Bruna Messias / Repórter Junino

O título concedido pelo Rank Brasil na tarde do dia 14 levou milhares de pessoas ao evento. O bolo em formato de 40, em homenagem aos 40 anos do Maior São João do Mundo, ocupou praticamente todo o espaço da pirâmide do Parque do Povo e nem mesmo a chuva ou a fila foram capazes de impedir os que queriam provar a guloseima. Regina de Lima, 65 anos, aprovou a sobremesa: “Tava muito gostoso, aprovadíssimo”. A espera para Flaviana Costa, 22 anos, também valeu a pena: “Mereceu o título, tá muito bom, compensou a espera com certeza.”

Comentários