O impacto do São João na economia nordestina

Campina Grande, 18 de junho de 2023

Repórter: Daiane Ramos 

Fotógrafa: Micaela Nogueira

Editora: Alberta Figueirêdo 


A edição d’O Maior São João do Mundo em Campina Grande (PB), é especial por completar 40 anos de muita história e tradição. A comemoração não é importante apenas pela cultura mas também por movimentar a economia local. Todos os anos os locais dos shows além de reunir diversos forrozeiros, também é o ponto onde muitos comerciantes conseguem melhorar a renda durante o período junino. 

Durante os festejos juninos a cidade recebe diversos turistas e pessoas da região para participarem do forró no Parque do Povo. Reginaldo Leite, 54 anos,  já trabalha n’O Maior São João do Mundo há 20 anos, e comentou: “Esse ano está melhor do que 2022 e ainda estamos na metade do mês, depois do dia 24 os turistas chegam e a demanda aumenta mais”. 


Reginaldo Leite. Foto: Micaela Nogueira

Fora do período de São João, Reginaldo costuma trabalhar em festas na Paraíba e nos  estados vizinhos vendendo petiscos e bebidas. Ele falou que tem sido muito importante os investimentos que estão fazendo na festa, e que o público sempre elogia a segurança e organização. 

Festas culturais não são apenas para entretenimento do público, não só Reginaldo mas diversos outros comerciantes dentro e fora dos locais de festejos, são impactados pelo São João. Desde o comércio de tecidos ao de transportes por aplicativo, sentem a diferença na demanda durante esse período. A edição histórica em comemoração aos 40 anos d’O Maior São João do Mundo vai até o dia 2 de julho com uma programação completa, repleta de shows para os mais variados públicos, forró arrasta pé e muito artesanato. 

Comentários