Parque do Povo recebe turistas de diversas partes do país e do mundo

Campina Grande, 25 de junho de 2023

Fim de semana gera expectativa para grande número de turistas em Campina Grande.

Repórteres: Jônatas Venâncio e Felipe Bezerra
Fotógrafas: Gabryele Martins
Editora: Alberta Figueirêdo

Fãs de todo o Brasil estiveram presentes no Parque do Povo. Foto: Gabryele Martins/Repórter Junino

No nordeste, o São João é uma das épocas mais aguardadas do ano, seja pela valorização da cultura, das festividades e, principalmente, do fomento que a festa gera na economia local. Ambulantes, comerciantes e artistas enxergam no período junino um aumento nas vendas e nas apresentações. Neste contexto, os turistas têm papel fundamental no processo e o Maior São João do Mundo recebe visitantes de todos os lugares do Brasil e do exterior.

Na virada desta sexta-feira (23) para o sábado (24), foi comemorada a chegada do dia de São João, contando com uma linda festa e queima de fogos no Parque do Povo. No espaço, foi possível visualizar um número de pessoas além do comum, pois, junto com a data comemorativa, esse está sendo o final de semana com a maior expectativa para a vinda de turistas na cidade.

E nem só de palco principal vive o Quartel General do Forró. As ilhas e palhoças estavam tomadas por visitantes, como Gabriela Rodrigues, que veio de Maceió e, pela primeira vez, está visitando O Maior São João do Mundo. “Aqui o São João tem várias atrações. Então como tem muitas oportunidades de aproveitar, eu circulo um pouquinho pelo Parque do Povo, mas também vou conferir os shows no palco principal. É legal ter esse tempo bem dividido, porque a gente aproveita um pouco de cada ambiente e têm uma geral de toda a festa”, comentou animada.

Ilhas e palhoças repletas de dançarinos. Foto: Gabryele Martins/Repórter Junino

Luiz Gonzaga. Não estamos falando do rei do baião, infelizmente, mas sim do cidadão potiguar, que veio de Natal junto com sua esposa aproveitar o feriado em solo campinense: “É a terceira vez que venho à Campina Grande. Estou achando formidável, não tem coisa melhor. São João é esse, e é único! Estamos passando por todos os lugares, dando uma paradinha, dançando um forrozinho, e assim vamos”.

Diretamente da cidade de Vera Cruz, no México, Esther veio celebrar o Carnaval no Brasil em fevereiro e decidiu aguardar a festa mais comentada do nordeste brasileiro. “Eu gosto bastante da cultura, da comida e também quero ver as quadrilhas. É minha primeira vez aqui e voltarei. Gosto muito do Brasil”, ressaltou a turista. 

A paraibana Lucinha, que reside atualmente no Rio de Janeiro, trouxe os amigos do estado carioca e do Espírito Santo para conhecerem a festividade campinense. Valéria que veio entre a turma de amigos conta que é a primeira vez, mas que não será a última. “É maravilhoso aqui, o povo, a animação, os cenários maravilhosos. As comidas típicas muito boas, ao lado de amigas queridas também, tudo de bom. Vou voltar e recomendar também”, afirma.

E da cidade do Maior Carnaval do Mundo, Salvador, Marcos Santos trouxe a família da cidade baiana para celebrarem a noite de São João em solo paraibano. “Rapaz, é top de linha, só coisa boa. Primeira vez aqui e pretendo voltar de novo com minha esposa. O que destacou pra gente foi que estamos vendo que realmente é uma coisa bonita, o design [do espaço] é muito lindo. Minha esposa amou, tá tirando foto até demais”, explica o turista.

Olhos atentos em cada detalhe do palco principal. Foto: Gabryele Martins/Repórter Junino

O São João de Campina se estende até o dia 2 de julho com uma expectativa de 2,5 milhões de visitantes nos 32 dias de evento, de acordo com a Prefeitura Municipal. Ao todo, o espaço recebe 109 barracas, 42 quiosques e 12 restaurantes. Nesta edição de 40 anos, o evento conta com mais de 300 apresentações distribuídas entre Parque do Povo, distritos e quadrilhódromo.

Comentários