Tradicional São João dos Gomes marca comemorações juninas em Esperança

Campina Grande, 25 de junho de 2023

A festa aconteceu na última sexta (23), véspera de São João, e contou com grande público, muito forró e tradição.

Reportagem: Lara Melo e Larissa Moura 

Fotografias: Johan Vitor e Lara Melo

Edição: Louyz Rodrigues

A tradição das festas juninas acontecem principalmente nas cidades do Nordeste e são caracterizadas por comemorações populares que vão de eventos grandiosos a momentos de confraternização em família. A época da colheita do milho, o preparo das comidas típicas e o reencontro de entes queridos fazem parte da tradição da festividade.

A edição 2023 da festa foi realizada na Fazenda São Marcos. Foto : Johan Vitor / Repórter Junino

No município de Esperança, no agreste paraibano, os chamados “Forrozões”, festas privadas organizadas por famílias da cidade, são marca registrada das comemorações juninas. Os forrozeiros se preparam o ano inteiro para aproveitar essa data na zona rural da cidade. Para a família Gomes não é diferente. 

O “São João dos Gomes”, organizado pelos primos Dornelles, Vinicius, Mateus e Sofia Gomes, é um dos mais conhecidos da cidade e acontece sempre no dia 23 de junho, na véspera de São João. Abrilhantando as comemorações juninas da cidade há cerca de 10 anos, o evento vem crescendo a cada edição. Na edição 2023 da festa, a Fazenda São Marcos, local que sediou o evento, recebeu cerca de duas mil pessoas. A animação ficou por conta do Trio Surreal, Nathan Vinícius, Sirano e Sirino e Jefferson Arretado. 

Nathan Vinícius animou o público no São João dos Gomes. Foto: Johan Vitor / Repórter Junino

Sobre a festa

Tudo começou com pequenas comemorações no sítio da família. A festa ainda não tinha nome, mas tinha muita curtição, fogueiras e trios pé de serra. Em 2013, Walison Gomes tomou a frente da organização do evento e nomeou de São João dos Gomes. “Eu cresci vendo toda aquela festividade e sempre tive o sonho de tornar público o evento e um dia virar tradição”, diz Dornelles Gomes, um dos primos, e organizador da festa desde 2015. 

São João dos Gomes 2023 atraiu grande público de Esperança e região. Foto: Johan Vitor/Repórter Junino

Com a demanda e repercussão da festa e por serem uma família bem conhecida na cidade, ela foi aberta ao público. Em 2016, a festa tornou-se um espaço amplo para receber bandas mais populares e uma estrutura maior de palco, som e iluminação. “A festa foi crescendo e todo mundo ficava pedindo para participar. Hoje, ela tomou a proporção que está”, conta Sofia Almeida, uma das organizadoras.

Os anos foram passando e o evento tornou-se aberto ao público. 

Para manter a tradição registrada da família, o evento também ganhou camisas personalizadas, que mudam de forma e cor a cada edição. A iniciativa foi positiva e dura até hoje com sucesso de vendas, tornando-se uma espécie de “ingresso” do festejo.

Se tratando de um evento fechado, o forró toma conta durante toda a noite até o amanhecer do dia 24. Comemorando o dia de São João, os forrozeiros colocam os óculos de sol e “pegam o sol com a mão” ao som de muita música junina. E para quem acha que acaba após o fim da última atração musical, a resistência de quem ama festa junina mostra que não. Por volta das 06h, quando o palco fica vazio, os “paredões” tomam conta da animação. Depois disso, não tem hora para acabar.

Nos anos de 2020 e 2021, devido à pandemia da COVID-19 e a perda de um dos primos para a doença, o evento deu uma pausa. Após dois anos, ainda de luto, Dornelles comenta que a dúvida sobre a próxima edição ecoou na cabeça dos organizadores, mas decidiram continuar e voltaram com tudo em 2022. A oitava edição foi um sucesso, com recorde de público e boa repercussão em toda região.

Edição 2023

A edição 2023 da festa marca um recomeço dela. Com novo espaço de maior amplitude e novas parcerias, o São João dos Gomes se consagra como um dos maiores eventos juninos da região. Atraindo público da cidade e região, para além de Esperança, a nona edição foi um verdadeiro sucesso. 

Com público de cerca de duas mil pessoas (número de camisas vendidas), a Fazenda São Marcos ficou pequena para tamanha animação de quem foi para lá comemorar São João em família. Isso porque, mesmo sendo uma festa popular entre os jovens, o maior público dela ainda é composto por famílias, motivados pela união e parceria dos Gomes para realização da festa.

Joelson Marques, 52 anos, veio de São Paulo só para curtir o São João dos Gomes. Em uma visita a amigos no ano passado, Joelson soube da festa e se interessou em participar e marcou logo no calendário o dia 23 de junho de 2023. Novato na festa, ele conta que ela não deixou a desejar. “O pessoal é muito hospitaleiro. A festa é muito bem organizada e bem feita, desde o estacionamento até o palco”.

Público amanhece o dia no São João dos Gomes. Foto: Lara Melo / Repórter Junino

Mariana Gomes, parte da família, ficou satisfeita em ver o evento, que ela cresceu participando, se tornando tão grande. “Isso é só um pouquinho do amor que temos entre a família, que faz transbordar em uma festa que se tornou organizada do nosso jeito”. 

A animação começou com o Trio Surreal que dividiu o repertório entre o forró mais tradicional e um pouco do estilizado característico e popular nos dias de hoje. Após o trio, Nathan Vinicius animou o palco do evento em sua 5° participação nele. Animado com o show, ele contou à Equipe do Repórter Junino, que é sempre um prazer se apresentar no São João dos Gomes e espera que a parceria possa durar por longos anos. “É um evento que vem tomando uma proporção grande e eu sei da importância que ele já tem para a cultura da cidade. É muito gratificante fazer parte disso”. 

Sirano e Sirino abrilhantaram o palco logo depois. Com forró tradicional que é marca da dupla, não faltou música junina para formação de quadrilhas improvisadas. Ao amanhecer, Jefferson Arretado iniciou o último show da edição para um público ainda muito animado que ficou até o fim, por volta das 08h30, dançando e celebrando São João. 

Jefferson Arretado anima o público do São João dos Gomes na manhã do dia 24. Foto: Lara Melo / Repórter Junino

Para o futuro, os Gomes garantem que a festa só vai crescer e o que era uma simples confraternização em família, se tornou lugar de encontro marcado na véspera de São João na cidade de Esperança. 

Comentários