São João de Campina tem noite gospel com shows de Anderson Freire e Marcos Freire

Campina Grande, 28 de junho de 2023

Muitas famílias, de diversos lugares, estiveram presentes para prestigiar os shows religiosos e curtir a noite no Parque do Povo.

Repórteres: Matheus Farias e Samya Amado

Fotógrafas: Samya Amado e Maria Letícia

Editora: Gabryele Martins


Multidão comparece ao show gospel no Parque do Povo. Foto: Maria Letícia/Repórter Junino

O Maior São João do Mundo se caracteriza por abrir espaço para vários estilos musicais, incluindo a música gospel, que dominou o palco principal na noite de ontem (27). Os cantores Marcos Freire e Anderson Freire levaram o público evangélico a orar, louvar e refletir sobre a importância da espiritualidade.

Os shows da última terça, atraíram muitas famílias que buscavam uma palavra de fé através das canções. O cantor paraibano Marcos Freire, subiu ao palco com o Parque do Povo já lotado e muitas crianças cantaram os hinos junto com o artista, que trouxe músicas conhecidas do público como o clássico “Porque Ele Vive’’.


Marcos Freire trouxe palavras de fé e esperança. Foto: Samya Amado/Repórter Junino

Após a apresentação, ele falou com a imprensa sobre a importância do show gospel em uma festa junina: “A Igreja está no mundo. Nós precisamos estar em unidade, levando amor. Jesus pode ser adorado em uma mega estrutura, ele merece.’’. Ele relembrou a primeira vez que esteve no Parque do Povo: “Muita gente dizia que eu era doido em estar me apresentando no ano de 2008 aqui, mas eu lembro que depois do show o pessoal da produção veio chorando me dizer que nunca havia sentido algo tão forte como antes.’’.

Além de cantor, Marcos lidera uma Organização Não Governamental (ONG) chamada “Baluarte’’ que atua em diversos países. Em 2017, 300 crianças que viviam em situação emergencial no Congo foram atendidas pelo projeto, que também promove ações como reforço escolar para o público infantil. Durante a coletiva de imprensa, o cantor disse como está o trabalho da ONG hoje: “Pessoas estão sendo alcançadas aqui no Jardim Paulistano em Campina e na África. Servimos as pessoas com aula de informática, reforço e muitas pessoas dizendo que é um trabalho sério. Queremos alcançar mais vidas.”.


Famílias cristãs compareceram ao momento de adoração. Foto: Samya Amado/Repórter Junino

Nayara Lira (29), que veio com sua família para o Parque do Povo, contou o motivo de escolher estar na festa: “Hoje é dia de muito louvor, muito culto e adoração ao Senhor, então é um dia muito especial. Por isso eu e minha família decidimos estar presentes hoje aqui para o show de Marcos Freire e Anderson Freire. 

Na sequência, ocorreu o show de Anderson Freire, o mais esperado da noite. Em vários momentos da apresentação, o público acompanhou o cantor, que entoou sucessos como “Raridade” e “Efésios 6”, além de outras compostas por ele que ficaram conhecidas na voz de outros artistas, a exemplo de “Deserto”.


Anderson Freire fez sua estreia no Parque o Povo e exaltou os eventos religiosos. Foto: Maria Letícia/Repórter Junino

Anderson falou com a imprensa sobre a sensação de estar nos 40 anos do Maior São João do Mundo: “Me sinto completo por realizar esse show. A Palavra de Deus diz que se fazemos algo bom devemos olhar para tudo que Jesus fez e dizer ‘preciso fazer mais’…”. Quando perguntado sobre o tabu de cantores evangélicos em festas como o São João, o cantor respondeu que ter esse espaço é muito importante: “É uma grande oportunidade estar aqui e a gente aproveita para pregar o Evangelho.’’.

Rebeca Diniz (23), campinense, veio assistir ao show do cantor Anderson Freire com as amigas, mas não foi apenas isso que as levou ao Parque do Povo na noite de terça: “Hoje é um dia gospel, mais família, não tem tanta bagunça como nos outros dias, é um dia que tem mais espaço e a gente consegue aproveitar mais, já que nos outros dias aqui lota muito.”.


As amigas aproveitaram a terça-feira de muito louvor. Foto: Samya Amado/Repórter Junino

A acreana Amanda Queiroz (23), que mora em Campina Grande atualmente e já veio ao Parque do povo anos atrás, conta o porquê de ter ido na noite da terça: “Eu queria um dia que tivesse um pouco mais vago e também pelo show que tava rolando, eu decidi vir conhecer como que tá a exposição, a alimentação e curtir um pouco do show [do palco principal].”.

Andreani Silva, (50), saiu de Picuí, no Curimataú Paraibano, para acompanhar a apresentação de Anderson: “Ele cantou louvores com muita adoração, falando aos nossos corações. Sem contar que ele ministrava a palavra de Deus, o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores”. 

São João do povo

Mesmo com a programação religiosa no palco principal, o Parque do Povo ofereceu ao visitante outras opções de diversão. Além dos stands dos patrocinadores e das diversas barracas de alimentação, o forró não parou nas ilhas, pirâmide e palco cultural.

Diego Pinheiro e Verônica Ryos fizeram a alegria de quem queria dançar muito, comandando o palco cultural. Nas ilhas de Zé Bezerra, Seu Vavá e Zé Lagoa também não foi diferente: muita dança, forró agarradinho e animação do público, com seis bandas diferentes. Já na pirâmide, a noite animada ficou por conta de Som Livre e Tales Pancadão.

O diferencial da noite foi a presença de várias famílias que levaram crianças para curtir a noite do Maior São João do Mundo. Toda essa movimentação não foi apenas pelo show religioso! Jucicleide dos Santos (31), conta o motivo pelo qual trouxe as três filhas para darem uma voltinha com ela e o esposo: “Vim passear com as meninas por ser mais calmo [na terça-feira] e mais vago. Com multidão não dá pra andar, corre o risco de perder uma das meninas.”. Ela fala que não veio por causa de nenhuma programação musical, já que o foco era o passeio em família e que se sente muito mais segura em dias assim.

Sandir Guimarães (45), Goreti Porto (41) e Murilo Porto (12) escolheram a noite de terça para uma programação diferente em família. “Hoje é um dia mais tranquilo, mais familiar, eu também trabalho à noite, então procurei esse dia mais tranquilo para trazer minha família.”, conta Sandir. 


Algumas famílias tiraram o dia para passear no Parque do Povo, sem pensar nos shows. Foto: Samya Amado/Repórter Junino

Os shows da última terça-feira (27) encerraram o ciclo de apresentações religiosas do Maior São João do Mundo, que em 2023, contou também com uma noite voltada ao público católico. A participação de shows religiosos dentro da programação da festa divide opiniões, como é o caso de Walber Rodrigues (24), campinense que ama a festa de São João no Parque do Povo: “Essas programações [religiosas] sempre foram uma questão para mim, não que eu seja contra. O que acontece é que a festa se vende como do povo (sabemos que não) mas vamos lá, que povo é esse?!”. Ele conta que a programação no cunho de crenças não abrange para outras religiões: “Não é feita para os povos, é feita para um grupo seleto de católicos e evangélicos e, mais uma vez, as demais crenças/religiões são marginalizadas…”.

A programação do Maior São João do Mundo segue com muito forró em sua última semana. Hoje as mulheres dominam o palco principal com os shows de Naiara Azevedo, Márcia Fellipe, Priscila Senna além do cantor Nadson Ferinha. As apresentações estão previstas para começar às 19h. E aí, #PartiuPP?

Comentários